Empresas de manutenção de extintores passam por auditoria

Três empresas no Estado de São Paulo obtiveram o documento e outras quatro aguardam análise no Inmetro

sex, 27/04/2007 - 14h45 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, recebeu, até a primeira quinzena de abril, 98 solicitações de registro para inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio. Até agora, 18 pedidos já foram auditados. Três empresas no Estado de São Paulo obtiveram o documento e outras quatro aguardam análise no Inmetro

Desde junho de 2006, todas as empresas de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio no país são obrigadas a fazer o registro, na modalidade Declaração da Conformidade do Fornecedor, junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A partir de 2009, só poderão funcionar empresas que apresentarem o comprovante do registro. Isso possibilitará melhor acompanhamento dos serviços de combate a incêndio.

O registro tem validade de dois anos. Durante esse período, o Ipem-SP retorna à empresa outras duas vezes para fazer uma auditoria de manutenção. Essa auditoria é feita sem agendamento prévio. Caso sejam encontradas irregularidades, pode haver o cancelamento do registro. O novo mecanismo de avaliação da conformidade foi adotado pelo Inmetro para combater os altos níveis de irregularidades do setor. Segundo o Inmetro, em 2006, das 1.034 empresas visitadas em todo o país, 93% apresentaram alguma irregularidade, sendo 27% gravíssimas, 47% graves e 26% leves (não interferindo diretamente no funcionamento do extintor).

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania