Empresários brasileiros expõem seus produtos na Fispal Latino, em Miami

Secretaria de Desenvolvimento ajuda na divulgação

qua, 06/06/2007 - 10h34 | Do Portal do Governo

Empresários do setor de alimentos de várias partes do estado de São Paulo participaram da terceira edição da Fispal Latino, a versão internacional das maiores feiras da América Latina no setor, realizadas há 23 anos em São Paulo. O evento ocorreu entre os dias 31 de maio e 02 de junho em Miami, nos Estados Unidos.  A versão brasileira da feira acontece entre os dias 12 e 15 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

A Fispal Latino – feira internacional de alimentos, bebidas e tecnologias – contou com empresas de diversos países de toda América Latina (Brasil, Venezuela, Paraguai, Chile, Panamá, Colômbia, Costa Rica, entre outros) e Espanha, que expuseram seus produtos para um público profissional do setor de bebidas e alimentos de sabor latino.

Com organização do Setor Comercial do Consulado dos Estados Unidos no Brasil, e chefiada pelo Sr. Renato Sabaíne, a delegação brasileira foi composta por 18 empresários paulistas e seis paraguaios (o setor comercial do consulado dos EUA responde por toda América do Sul). Visitaram a feira diversos compradores, desde pequenas lojas de conveniência, donos de lojas de produtos exclusivamente brasileiros e latinos, até médias e grandes cadeias de supermercados e atacadistas – não só norte-americanos, mas de outros países da AL.

Uma área de mais de 300 m², com oito ilhas em duas ruas da feira, foi destinada aos produtores paulistas de alimentos e bebidas.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento, busca incentivar a internacionalização das empresas paulistas, por meio do incremento das exportações paulistas em volume e em número de empresas exportadoras. Além do desenvolvimento do Produto Interno Bruto do Estado, a internacionalização permite também que as empresas se fortaleçam contra a concorrência internacional, preservando e aumentando empregos e produção.

Dentre as ações da Secretaria de Desenvolvimento, o programa “Espaço São Paulo” em feiras internacionais dá ênfase às empresas paulistas de pequeno e médio porte e também aos APO – Arranjos Produtivos Organizados do Estado –, que expõem seus produtos e estabelecem contatos com potenciais importadores no exterior. Trata-se de uma ação de promoção comercial, que se justifica pela necessidade de apoio ao pequeno e médio empresário, que, sem este, não tem condições de participar individualmente em um evento internacional. O programa conta com o apoio do Sebrae-SP – Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo.

Camacol

Paralelo à feira, ocorreu o 28º Congresso Hemisférico da Câmara de Comércio Latina – Camacol. Nesse Congresso, encontraram-se delegações de 20 Câmaras de Comércio de diferentes países para discutir temas políticos e econômicos da atualidade, com o principal objetivo de estabelecer acordos de livre comércio.

No Summit dos supermercados (Supermarket Summit) da América Latina, o deputado Orlando Morando Junior (PSDB), vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) representou São Paulo. A reunião construiu uma plataforma para debater as principais questões do setor e fazer negócios, integrando processos com a indústria e criando novas correntes de comércio.

Com diversos painéis de assuntos gerais sobre comércio, destacou-se a participação paulista no Fórum sobre o Etanol, denominado “Ethanol: Miami Bridges the Gap”, que contou com a participação de autoridades norte-americanas, colombianas, argentinas e brasileiras. Entre eles o secretário de Agricultura, João Sampaio; o deputado federal, Duarte Nogueira; além do diretor da Petrobrás. Destacou-se o acordo celebrado entre Brasil e EUA – produtores de 80% do etanol mundial – que disponibilizará investimentos na ordem de 1,6 bilhão de dólares para o desenvolvimento do etanol.

Cidade de São Paulo

Um dos painéis do Congresso da Camacol foi destinado à cidade de São Paulo. O Secretário Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Alfredo Cutait, realizou uma apresentação sobre a cidade e as oportunidades de investimentos na capital.

Os empresários também assistiram a palestras do Secom – setor comercial do consulado brasileiro em Miami – e da Câmara Brasileira de Tampa (que já realizou quatro missões vendedoras em Tampa para empresas brasileiras no ano de 2006).

Visitas técnicas

No último dia 28, antes da realização da feira, foram programadas três visitas técnicas a atacadistas e supermercados: Cotsco, Publix e Walgreens. Além das visitas, a comitiva brasileira assistiu a uma palestra da APEX (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) sobre Centros de Distribuição de Miami e de outros continentes.

Nestas visitas os empresários puderam visualizar como os produtos importados são comercializados (embalagens, preços). Conheceram a “prateleira de produtos brasileiros” no supermercado Publix e as exigências e obstáculos para “chegar lá”.

Encontros de negócios

No período da manhã do dia 29, foram realizados encontros de negócios no hotel Continental (onde estava hospedada a delegação), com o escritório de representação da Cotia Trading e da Triunfo, ambos importadores e distribuidores de produtos alimentícios brasileiros. Uma mesa de exposição das amostras foi montada e os compradores destes escritórios conversaram com cada empresário, que teve a oportunidade de mostrar seus produtos (amostras e catálogos) e receber orientações sobre o mercado, canais de distribuição, embalagens, marketing, preços, quantidades, etc. Os produtos que tiveram mais interesse foram os de selo de produto orgânico e os de sabores exóticos. Para algumas empresas o contato foi muito proveitoso e as conversas continuarão para as devidas preparações e estabelecimento de planos para inserção dos produtos nas cadeias de supermercados, atacadistas ou lojas de conveniência, conforme o caso.

Da Secretaria de Desenvolvimento