Empresa Júnior da USP ajuda empreendedor da área de alimentos a evitar prejuízos

Qualimentos Jr. auxilia empresários em ações como aumento do prazo de validade dos produtos e atenção à segurança alimentar

qua, 30/09/2020 - 11h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Qualimentos/Jornal da USP
I Workshop de Tecnologia de Bebidas da empresa júnior Qualimentos

Ajudar pequenos e microempreendedores a se profissionalizarem é o objetivo da Qualimentos Jr., empresa júnior de consultoria no ramo alimentício formada por alunos do curso de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), da Universidade de São Paulo (USP) em Pirassununga. A empresa, fundada em 2003, presta serviços aos pequenos empresários por valor simbólico, já que a consultoria não tem viés lucrativo.

O serviço prestado tem a mesma qualidade que a de qualquer outra. “A empresa é formada por estudantes do curso de Engenharia de Alimentos que figura entre os dez melhores do mundo”, explica ao Jornal da USP Lethicia Souza, estudante do curso de Engenharia de Alimentos da USP, em Pirassununga, e diretora de vendas da Empresa Júnior.

“Todo o custo do projeto é revertido para os nossos próprios membros, para aumentar a qualidade e contribuir para a formação de profissionais melhores e mais capacitados”, afirma a acadêmica.

A Qualimentos Jr. pode ajudar os microempreendedores de várias formas, como no desenvolvimento de novos produtos, extensão do prazo de validade deles, garantia da segurança alimentar, ou na rotulagem nutricional, “para que ele possa estar regulamentado e ser vendido em outros pontos de vendas”, acrescenta a jovem.

Formulações inovadoras

Lethicia explica que os micro e pequenos empreendedores passam por algumas dificuldades, principalmente pela falta de conhecimento técnico ou para criar formulações inovadoras para o mercado. A garantia alimentar e práticas previstas pela legislação também são pontos que causam dúvidas nos empresários. “Todas essas práticas são necessárias para conseguir expandir o negócio para outros pontos de venda, que normalmente possuem exigências voltadas a esses aspectos”, acrescenta.

Foi o caso de Elcir Costa, dono de uma loja de bolos, que procurou a empresa júnior para diminuir a perda que tinha dos produtos, que chegava a 25% todo mês, por conta de mofos. “Eu passava as informações para eles elaborarem uma tabela e saber qual produto que eu ia utilizar para minimizar o mofo dos bolos que eu fazia, porque a perda estava sendo muito grande”, revela ao Jornal da USP.

O trabalho começou em janeiro deste e ano, e em março a empresa já elevou o relatório final, com todas as variantes possíveis, para minimizar a perda. No início, não funcionou. Depois de mais estudos e pesquisas, a empresa conseguiu encontrar o produto ideal para ajudar o empresário que, hoje, perde apenas 10% do seu produto e garante que “o problema está quase resolvido”.

Pandemia

Com a pandemia de COVID-19, muitos micro e pequenos empreendedores tiveram dificuldades em se adaptar ao momento de crise. Mas se os empresários precisaram se reinventar, a Qualimentos Jr. também, principalmente para ajudar seus clientes e demais empreendedores. “Para diminuir esse impacto negativo, sempre estamos dando dicas através de conteúdos das nossas redes sociais e site”, destaca Lethicia.

Para conhecer mais a empresa, o interessado deve entrar em contato pelo site www.qualimentosjr.com.br, pelas redes sociais Qualimentos Jr ou pelo número (19) 98996-7433.