Empresa-filha da Unesp leva inovação ao agronegócio brasileiro

Startup conduzida por profissionais egressos da Universidade Estadual Paulista tem atuação global no ramo de atividade

ter, 28/04/2020 - 14h33 | Do Portal do Governo

A essência do empreendedorismo que compõe cada célula da Universidade Estadual Paulista (Unesp) permite que os profissionais ligados à instituição de Ensino Superior levem inovações ao agronegócio brasileiro. Por isso, o portal da Agência Unesp de Inovação (AUIN) destaca uma empresa-filha da universidade, a Quanticum, que pesquisa o DNA dos solos para apoiar produtores agrícolas, reunindo em sua trajetória pesquisadores e visionários de diversas gerações.

A startup, além de possuir um DNA com histórias de pesquisadores inovadores e empreendedores da Unesp (unidos tanto por laços genéticos quanto pelo amor à Agronomia), também trabalha diariamente para entender o próprio DNA dos solos brasileiros, tornando-se referência internacional nessa proposta.

Pioneirismo

A Quanticum é liderada por Renan Gravena (CEO) e Gustavo Pollo (diretor de Operações), ambos formados pela Unesp, contando ainda com a participação de Diego Siqueira (pesquisador associado), mais um egresso da universidade.

A empresa é pioneira na utilização comercial da identificação e do mapeamento dos minerais presentes nos diferentes tipos de solos tropicais do País, o que possibilita compreender as características agronômicas e ambientais das terras, impactando diretamente na produtividade dos cultivos agrícolas.

Esse entendimento aprofundado sobre a composição do solo, que viabiliza o negócio da Quanticum, possui grande contribuição dos estudos delineados no Grupo de Pesquisa CSME (Caracterização do Solo para Fins de Manejo Específico) da Unesp de Jaboticabal, coordenado pelo professor José Marques Júnior, docente da universidade desde 1988.

“Começamos em 2018 um mapeamento para identificar as empresas que têm o DNA da Unesp, que utilizaram o conhecimento da universidade para criar seus negócios. Dentro dessa campanha, conhecemos uma startup incrível: a Quanticum, que reúne três gerações de pesquisadores da Unesp. A inovação está sendo utilizada como modelo de negócio e a empresa está atuando hoje em nível global”, explica ao Portal da AUIN Guilherme Wolff Bueno, gestor do Programa de Empreendedorismo da Unesp junto com o banco Santander, em vídeo disponível na plataforma YouTube.

“Entre os muitos objetivos da carreira universitária, um deles é criar oportunidades e incentivar as diversas gerações de estudantes em relação ao desenvolvimento dos seus talentos. Alguns se tornaram professores e pesquisadores, enquanto outros se transformaram em gestores de empresas agrícolas”, destaca o professor José Marques Júnior, coordenador do grupo de pesquisa CSME, da Unesp, ao Portal da AUIN.

“Costumo dizer que, além de formado, eu sou criado pela Unesp, já que meu pai foi professor universitário no mesmo campus que em que tive a oportunidade de estudar. Ele fez parte da primeira turma de formandos de Agronomia, em Jaboticabal”, revela ao Portal da AUIN Renan Gravena, CEO da startup.

“Nós ficamos muito contentes pela Quanticum utilizar toda a tecnologia gerada dentro da Unesp para fornecer informações ao crescimento da agricultura brasileira”, afirma Gustavo Pollo, diretor de Operações da empresa, ao Portal da AUIN.

A reportagem completa, escrita pela jornalista Tainah Veras, no site da AUIN, está disponível na internet.