Empresa dobra exportações após Missão Comercial

Seis meses após a Missão Comercial ao México, empresas aumentam o faturamento. Uma delas dobrou as exportações

sáb, 01/03/2008 - 14h10 | Do Portal do Governo

Em setembro de 2007 o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento, organizou a Missão Comercial ao México, que teve como objetivo levar empresários dos setores de Tecnologia da Informação, Máquinas e Equipamentos, Eletro-Eletrônicos, entre outros.

Durante os cinco dias da missão, nas cidades de Monterrey e Cidade do México, os empresários brasileiros puderam expor seus produtos a empresários mexicanos e conhecer melhor o mercado daquele país.

A missão comercial ao México foi palco da negociação de um projeto inovador para o setor elétrico mexicano. O projeto conta com a participação da empresa brasileira Treetech Sistemas Digitais e as mexicanas IEM,  empresa do Grupo Condumex, que é um dos conglomerados industriais mais importantes daquele país e subsidiária do Grupo CARSO, e a CFE (Comisión Federal de Electricidad), estatal de energia que atende todo o país nas áreas de distribuição, transmissão e geração de energia.

“Essa parceria fez com que a Treetech dobrasse seu faturamento proveniente do exterior, em relação ao ano de 2006”, disse o gerente de mercado externo da Treetech, Gilberto Amorim.

 A parceria realizada consiste em montar uma instalação piloto para monitoração on-line de um transformador IEM, fornecido para a CFE. Através dos sensores eletrônicos inteligentes da Treetech instalados no transformador IEM e do software de monitoração on-line, tanto a CFE como a IEM poderão acompanhar o estado do transformador, sua perda de vida diária e ainda detectar defeitos incipientes através de um sistema sofisticado de diagnóstico do software, evitando prejuízos causados pela saída intempestiva desta máquina do sistema elétrico mexicano.

“O objetivo desse projeto é garantir a integridade dos equipamentos do sistema elétrico mexicano e a continuidade do fornecimento de energia, tudo isso a partir de qualquer computador conectado a Internet”, explica Amorim.

O México passou a ter posição de destaque nas relações comerciais da Treetech. Dos 18 países onde a empresa brasileira tem representação (distribuidores ou representantes comerciais), o México se destaca respondendo por 29 % do volume exportado em 2007.

 “Além deste importante projeto negociado no âmbito da Missão Comercial, também estabelecemos junto ao nosso distribuidor no México representações e sub-distribuidores em Monterrey para atender a região norte do país, em Guadalajara para a região centro-oeste e em Coatzacoalcos para os estados do Golfo do México, formando uma rede que cobre todo o país”, comemora o gerente de mercado exterior.

Estes representantes foram apresentados aos clientes durante as rodadas de negócios realizadas durante a missão, em Nuevo Leon e Distrito Federal.

Antes de começar a exportar a Treetech Sistemas Digitais se preparou para entrar no mercado externo. “Mantemos convênios e parcerias com seis centros entre universidades e instituições de pesquisa, em destaque o trabalho realizado com o IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológicas) dentro do PROGEX, para adequação tecnológica para exportação”, explica Gilberto Amorim.

Missão Japão

A Secretaria de Desenvolvimento está organizando em parceria com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) uma nova Missão Comercial, desta vez para o Japão.

A missão acontece entre os dias 17 e 27 de abril e será multisetorial, com prioridade para os setores de alimentos, software, autopeças, têxtil, turismo, móveis e artigos de decoração, jóias e bijuterias.

As inscrições já estão abertas através do site www.fiesp.com.br/missaojapao.

Da Secretaria de Desenvolvimento

(I.P.)