Empresa de tecnologia educacional oferece cursos gratuitos para 50 alunos da Univesp

Iniciativa busca solução imediata de qualificação profissional a quem perdeu emprego durante a pandemia de COVID- 19

sex, 22/05/2020 - 20h24 | Do Portal do Governo

A Coursera, empresa de tecnologia educacional norte-americana, se uniu recentemente à Commonwealth of Learning (COL), comunidade de aprendizagem com sede no Canadá, no programa Coursera Workforce Recovery Initiative. A ação busca uma solução imediata de qualificação profissional para pessoas que perderam os empregos durante a pandemia de COVID- 19 (doença causada pelo novo coronavírus).

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), como parceira oficial da COL, terá licença para disponibilizar gratuitamente, a 50 alunos que estão desempregados, um dos 3.800 cursos, de 400 especializações da Coursera.

Os estudantes interessados devem preencher até a próxima terça-feira (26), às 20h, um formulário que será disponibilizado no Ambiente Virtual do Aluno (AVA). Em 27 de maio, a Univesp fará um sorteio com todos os inscritos. O resultado sairá no dia 28 deste mês.

Após o dia 31 de março, o sorteado receberá um e-mail oficial do programa. O estudante deverá iniciar o curso na plataforma até setembro de 2020, com previsão de conclusão e emissão gratuita de certificado até 31 de dezembro de 2020.

Os conteúdos da Coursera são ministrados por educadores e profissionais de 200 das principais universidades e empresas do mundo. Os alunos inscritos na ação terão acesso a um serviço de assistência da COL, que conta com especialistas de todo o mundo para ajudá-los com a escolha de cursos, suporte administrativo e acadêmico, além da orientação e aconselhamento. Os interessados podem obter mais informações pelo link https://pt.coursera.org.

Sobre a Coursera

A Coursera é uma empresa de tecnologia educacional norte-americana, com sede em Mountain View, e fundada pelos professores de ciência da computação Andrew Ng e Daphne Koller, da Universidade Stanford. A Coursera oferece cinco programas de estudo: Course; Specialization; Professional Certificate; Mastertrack Certificate e Degree.

Os cursos são disponibilizados no formato on demand ou em períodos específicos (a critério da instituição provedora). Todos os cursos são gratuitos, mas o aluno pode optar por pagar uma taxa para obter um certificado autenticado. A Coursera oferece aulas em vídeos e opções de leitura obrigatória e extra para melhor entendimento dos conteúdos repassados nas videoaulas.

Sobre a COL

Desde a sua criação, em 1987, a COL tem apoiado governos e entidades educacionais da Commonwealth para estabelecer instituições de ensino a distância robustas e desenvolver competências para práticas de aprendizagem on-line de qualidade.

Ao longo dos anos, criou muitos recursos, incluindo cursos, resumos de políticas, kits de ferramentas práticas, bem como diretrizes sobre aprendizado, que podem ser utilizadas por formuladores de políticas, professores e pesquisadores em todo o mundo. A Comunidade é parceira da Univesp desde abril de 2020.