Emprego vai capacitar mil pessoas com deficiência até fevereiro

Secretaria oferece 16 cursos gratuitos de qualificação profissional

sex, 02/01/2009 - 14h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) capacitará mil pessoas com deficiência até fevereiro, por meio de 16 cursos gratuitos de qualificação profissional. A Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape) foi a instituição escolhida para ministrar as aulas. A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ).

Os cursos disponíveis são empregado doméstico, faxineiro, jardineiro, recepcionista, vendedor de comércio varejista, controlador de entrada e saída, operador de computador, operador de telemarketing, técnico de vendas, assistente administrativo, porteiro de edifícios, recepcionista, auxiliar de escritório, recreador, governante de hotelaria e guia de turismo. Essas ocupações foram selecionadas por meio do Diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional, realizado pela Sert.

Duas fases

Pessoas com deficiência que residam nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, Santos, Cubatão, Guarulhos, Tatuí, São José dos Campos, Taubaté e São Paulo podem se inscrever, por telefone, em um desses cursos. São 240 horas, divididas em três meses de aulas, realizadas em meio período, de segunda a sexta-feira.

A primeira metade do curso aborda noções de cidadania, comunicação, trabalho em equipe, ética e liderança. Além disso, os alunos aprendem a planejar e executar alternativas para geração de renda. Na segunda fase, os alunos são encaminhados para as disciplinas específicas dos cursos que escolheram.

Para facilitar o aprendizado, as turmas têm, no máximo, 20 alunos. Durante o período do curso, os participantes recebem gratuitamente material didático, auxílio-transporte e lanche.

Inscrições e mais informações pelo telefone (11) 4426-4066.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho