Emprego: Guilherme Afif Domingos toma posse na Secretaria

Reduzir a burocracia, capacitar trabalhadores e estimular o empreendedorismo são algumas das suas prioridades

qua, 03/01/2007 - 11h34 | Do Portal do Governo

O novo secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, assumiu a pasta nesta terça-feira, dia 2, na sede da Secretaria, em sucessão a Walter Caveanha. Participaram da cerimônia de transmissão de cargo cerca de 350 pessoas, entre deputados, vereadores, prefeitos, representantes de entidades sindicais e do meio empresarial.

Caveanha iniciou a cerimônia destacando a importância dos programas da Secretaria para o atendimento da população do Estado de São Paulo. Ponderou que “é necessário garantir um percentual de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador aos Estados, para ampliar a qualificação profissional”. Lembrou, ainda, que “o cidadão conquista a liberdade com o conhecimento e o trabalho”.

Já o secretário Afif Domingos enfatizou que “reduzir a burocracia para estimular a criação de empresas, emprego e renda é uma de suas metas”. Ele presidirá o Comitê Estadual de Desburocratização recém criado pelo governador José Serra.

Buscará, ainda, o apoio do Centro Paula Souza para a capacitação, a certificação dos cursos de qualificação profissional e a inserção no mercado, do jovem aprendiz  de 14 a 16 anos. Criará, para tanto, um mapa das necessidades de trabalho e emprego do Estado de São Paulo.

O secretário comentou também que estimulará a formalização dos empreendedores, cuja proposta já está incorporada na Lei Geral da Pequena Empresa.  Anunciou, ainda, que o empreendedorismo será a nova incumbência da Sutaco, que hoje atende o artesão paulista.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho