Emprego: CPTM oferece vagas de estágio para jovens estudantes

Para conseguir uma vaga, basta ter mais de 16 anos e estar cursando o ensino Superior ou Médio

seg, 24/07/2006 - 17h47 | Do Portal do Governo

Onze anos em funcionamento e 460 jovens beneficiados. Esses são os números do programa de estágios da CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

O programa oferece oportunidade de trabalho aos jovens universitários e de nível técnico profissionalizante para que eles desenvolvam uma atividade remunerada, bem como, possam se qualificar profissionalmente.

ACPTM deu início a contratação de estagiários, em janeiro de 1995, em parceria com a Fundap, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo. Todos são contratados pela Fundação, responsável pela intermediação com a Companhia.

A estudante Daniela Pereira Nascimento da Silva, de 22 anos, é um dos exemplos. Há um ano, ela conseguiu o estágio. Tinha acabado de ingressar na Faculdade quando surgiu a oportunidade. “Fiquei sabendo do programa lendo o mural na Faculdade e logo fui até a Fundação para me inscrever. Depois de três entrevistas, fui selecionada”. Daniela trabalha no setor de RH da CPTM e cursa Secretariado Executivo.

Apenas no ano passado, 247 jovens fizeram estágio na empresa, desses 89% tinham nível universitário e 11% nível médio.

Os estagiários trabalham cinco vezes por semana (8 horas diárias) em diferentes atividades: na execução de atividades relacionadas à engenharia ferroviária, onde desenvolvem projetos e planejamento de operação e manutenção. Também auxiliam na prestação de serviços aos usuários e nas tarefas das equipes de recursos humanos, administração financeira, compras e suprimentos, jurídico, patrimônio, tecnologia de informação, relações comunitárias, secretaria, comunicação e marketing, entre outras. Os trabalhos são sempre acompanhados por um supervisor.

Além do programa de estágios, a CPTM trabalha em parceria com dois outros órgãos do Governo do Estado – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho no programa ‘Jovem Cidadão’, que encaminha os jovens à sua primeira oportunidade no mercado de trabalho; e, ainda, no ‘Aluno-aprendiz’, onde a CPTM faz parceria com o Senai e forma mão-de-obra especializada no segmento.

Os jovens estagiários da CPTM recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 4,27 a hora, ticket-refeição e, também, se beneficiam da livre circulação no sistema ferroviário.

Como conseguir a vaga

Para conseguir uma vaga, o interessado deve se cadastrar na Fundação pelo site: http://www.estagio@fundap.sp.gov.br e passar por um processo seletivo interno, de entrevista e dinâmica de grupo. Em seguida, são encaminhados três estudantes para serem entrevistados na CPTM.

Para se inscrever, o jovem deve ter mais de 16 anos e estar regularmente matriculado e freqüentando cursos de nível superior ou médio profissionalizante, reconhecidos pelo MEC.

Manuela Sá