Empregado deve se atentar sobre riscos de acidentes de trabalho

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo faz um alerta sobre os riscos de eventuais acidentes de trabalho

qui, 27/09/2018 - 19h19 | Do Portal do Governo

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo faz um alerta sobre os riscos de eventuais acidentes de trabalho, a fim de melhorar a qualidade do trabalhador diariamente.

Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho, Simone Alves dos Santos, os riscos à saúde dos trabalhadores estão na exposição às matérias-primas, nas condições das edificações e das instalações de trabalho, na utilização dos equipamentos, na manipulação das ferramentas e instrumentos e no processo de produção do alimento.

“Pisos sujos, molhados e escorregadios, armazenamento inadequado de produtos e materiais, uso sem proteção de maquinas e equipamentos cortantes, armazenamento de botijão GLP em ambientes fechados e sem ventilação natural permanente e exposição à queimadura e ao choque elétrico por condições irregulares, como fiação exposta e ligações improvisadas, são alguns fatores risco de acidentes para esses trabalhadores”, afirma Simone.

Medidas simples na organização do ambiente de trabalho auxiliam na prevenção de acidentes, a exemplo de manter pisos, escadas, rampas e corredores em bom estado de conservação e, se possível, com proteção de material antiderrapante.

Hidrante e extintor de incêndio devem ser de fácil acesso a todos e armazenagem de botijão GLP deve ser em local com boa ventilação e com sinalização adequada.

Algumas medidas como a obediência às regras de segurança e cuidados nas atividades diárias de trabalho também podem prevenir acidentes.

“É indispensável que cada trabalhador tome as medidas de segurança necessárias para sua área de atuação, como por exemplo, o uso adequado e continuo dos equipamentos de proteção”, enfatiza Rosemairy Cardoso, técnica em segurança do trabalho.

Os funcionários devem ter espaço para circularem com segurança entre máquinas e equipamentos, esses equipamentos precisam ter dispositivos para ligar e desligar de fácil acesso.

“É importante ressaltar que não é permitido o uso de luvas descartáveis de borracha, látex ou plástico em procedimento que envolva calor, como cozimento e fritura, ou durante o uso de máquinas para moagem, tritura e mistura”, finaliza a especialista.