Emprega São Paulo ganha Prêmio e-Gov 2009

Prêmio reconhece e incentiva o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico

sex, 16/10/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

(atualizado 19 de outubro, 12h20)

O Emprega São Paulo conquistou o Prêmio e-Gov 2009, na categoria e-serviços públicos. O Prêmio, promovido pela Abep – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação, em parceria com o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, reconhece e incentiva o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico.
 
O Emprega São Paulo é um portal de intermediação gratuita entre cidadãos em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho e os empregadores. Desenvolvido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) para a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT), foi lançado em 12 de novembro de 2008, pelo governador José Serra.
 
Tem hoje mais de 1,8 milhão de trabalhadores cadastrados, dos quais cerca de 1,1 milhão foram encaminhados para empregadores e, destes, 102 mil foram efetivamente contratados. O portal contabiliza, ainda, 820.530 vagas ofertadas e 46.348 empregadores registrados.
 
O “encontro” entre candidatos e empregadores pode acontecer de várias maneiras. A primeira é quando o empregador verifica a base de dados de candidatos e seleciona aqueles com o perfil que ele deseja. A segunda é quando o próprio candidato se habilita ao processo seletivo de acordo com adequação do seu perfil à vaga. Uma terceira alternativa é quando o funcionário do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) seleciona e encaminha o candidato para a vaga.
 
Há, ainda, uma quarta e inovadora possibilidade, que passou a funcionar a partir de 9 de março. No período noturno, o sistema cruza os cadastros de currículos e de vagas recebidos durante o dia, buscando a compatibilidade do perfil do trabalhador com a vaga oferecida. Quando essa compatibilidade é encontrada, o candidato recebe uma mensagem SMS em seu celular com a seguinte mensagem:
 
 “O Governo de São Paulo informa: há uma oportunidade de emprego para você. Consulte seu e-mail ou acesse www.empregasaopaulo.sp.gov.br em até 48 horas.”
 
Por meio de um convênio entre os respectivos governos estaduais, desde 23 de setembro de 2009, o sistema também foi adotado pelo governo gaúcho, com o nome de Emprega Rio Grande do Sul.
 
Da Prodesp