Emplasa promove encontros para troca de experiências sobre gestão

Reuniões são direcionadas a secretários de Planejamento e gestores municipais da RMSP

qua, 11/02/2009 - 12h07 | Do Portal do Governo

Profissionais responsáveis pela gestão pública nos municípios têm a oportunidade de trocar experiências e conhecer novas soluções para as suas localidades. Desde o final de 2007, a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, realiza, a cada dois meses, os Encontros Metropolitanos – Reunião de Secretários de Planejamento e Gestores Municipais da Região Metropolitana de São Paulo. Em sua oitava edição, o evento ocorrerá no dia 6 de março, na sede da Emplasa, na Rua Boa Vista, 170, capital.

Além do intercâmbio de boas experiências entre os municípios, esses encontros propiciam que o Estado (por meio de seus diversos órgãos, incluindo a Emplasa) conheça soluções inovadoras e interessantes e, também, estabeleça cooperação com essas localidades metropolitanas, salienta Gilberto Ramos Alves, gerente da Unidade de Instrumentos para o Planejamento da Emplasa. O público-alvo é formado por secretários de Planejamento e gestores municipais da Região Metropolitana de São Paulo, embora o encontro esteja aberto a demais interessados.

O evento prevê, normalmente, a apresentação de duas experiências municipais e uma referente a órgão estadual, federal ou entidade pública ou privada cujo tema se enquadre no formato do encontro. No primeiro caso, a iniciativa de apresentar as experiências é, em geral, do próprio município, observa Alves. A seleção se dá por ordem de solicitação dos pedidos, realizados diretamente à Emplasa ou por meio do blog Encontros Metropolitanos. Em termos de Estado, a cada edição é escolhido um órgão (por exemplo, Secretaria da Habitação ou Superintendência de Controle de Endemias – Sucen) para mostrar determinado trabalho interessante ou inovador em termos de gestão pública.

No quarto encontro, por exemplo, Guarulhos apresentou o WebGeo, sistema de informações (sobre transporte coletivo, escolas, hospitais, entre outros assuntos) para o contribuinte na Internet. “Muitos municípios se interessaram pela ferramenta, entre os quais Taboão da Serra, que conseguiu autorização para utilizá-la na sua área de abrangência”, lembra Alves. Mogi das Cruzes, no segundo encontro, mostrou o seu sistema de melhoria de receita tributária (referente a Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU e taxas de licenças), que também despertou interesse de outras localidades.

Evento na Internet – Na próxima edição, serão apresentadas as experiências de Itaquaquecetuba e Itapecerica da Serra. A primeira localidade discorrerá sobre a implementação do seu Plano Diretor Municipal, elaborado em 2006 e 2007. Itapecerica da Serra tratará do sistema de geoprocessamento, criado pelo próprio município, que disponibiliza informações para o contribuinte, diversas entidades e, também, para uso interno. Por meio desse sistema, o cidadão, além de obter o endereço e demais detalhes sobre determinada creche, hospital ou outro equipamento público, poderá conhecer a sua localização em mapas.

Pelo lado do Estado, o relato caberá à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que apresentará a sua ferramenta eletrônica de geoprocessamento denominada Sistema de Informações Geográficas no Saneamento (Signos). Trata-se de uma base digital que centraliza dados relevantes sobre a atuação da companhia na Região Metropolitana de São Paulo. Mais que isso, por meio dela é possível, graças às tecnologias de georreferenciamento utilizadas, visualizar em mapas as informações apresentadas.

No site Encontros Metropolitanos, que pode ser acessado por meio do portal da Emplasa, o interessado encontra o conteúdo de todas as reuniões já realizadas. Pelo portal é possível também entrar no blog Encontros Metropolitanos. Essa ferramenta interativa permite obter informações variadas sobre os encontros (por exemplo, acerca dos temas que serão tratados) e fazer comentários a respeito.

Uma novidade nas próximas reuniões (embora não esteja acertada ainda para a oitava edição) é a possibilidade de acompanhar as apresentações e tudo o que acontece no evento pela Internet.

Serviço

Encontros Metropolitanos
Informações complementares, acesse o site www.emplasa.sp.gov.br ou ligue para (11) 3293-5324

Paulo Henrique Andrade – Da Agência Imprensa Oficial