Emplasa abre seu banco de dados para consultas pela internet

Entre as informações disponíveis estão endereços de hospitais, postos do Poupatempo e IDH de uma localidade ou região

qua, 25/06/2008 - 14h17 | Do Portal do Governo

Localizar escolas, hospitais, postos do Poupatempo, delegacias de polícia e até hotéis e shoppings centers. Ou, então, obter dados sobre população, municípios, renda per capita e índice de desenvolvimento humano (IDH). Tudo isso ficará mais fácil para o cidadão comum e mesmo para quem já trabalha com esse tipo de informação. A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A. (Emplasa), vinculada à Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, põe à disposição da população na Internet, a partir desta quarta-feira, 25, o EmplasaGeo, sistema de informações georreferenciadas. O lançamento foi às 10 horas, na sede da empresa, capital, durante o Encontro de Secretários de Planejamento e Gestores Municipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Nesse tipo de sistema, as informações estão conectadas a mapas. O usuário não vai simplesmente saber onde fica determinado local de serviço público ou atrativo turístico, numa localidade, mas sim sua localização em mapas, podendo ampliar e usar outros recursos na área pesquisada, além de obter dados adicionais.

“As informações que estarão no EmplasaGeo já estavam disponíveis, de certa forma, no site da Emplasa, mas no formato de banco de dados, e não na forma georreferenciada”, explica Gilberto Ramos Alves, gerente da Unidade de Instrumentos para o Planejamento da instituição. “Criamos um sistema que tenha atratividade para o público em geral, não apenas para técnicos”.

Zoom 

O EmplasaGeo não é o único sistema a fornecer informações por meio de mapas. Mas se trata do primeiro a disponibilizar informações georreferenciadas no âmbito do governo estadual. Além disso, é inédito por juntar informações de utilidade pública, culturais e dados técnicos, num único site e de maneira fácil para o usuário comum acessar.

Outra diferença é que alguns portais contêm informações estáticas. O internauta não consegue trabalhá-las de acordo com o seu interesse. Ou seja, não existem recursos para selecionar determinada área, ampliá-la, mover para outro ponto de interesse e, depois, imprimir o que se obteve. Tudo isso será possível no novo sistema graças a uma série de ferramentas, como zoom mais, zoom menos e mover. “O interessado poderá trabalhar as informações diretamente no nosso banco de dados”, informa o gerente da Emplasa.

O novo site cobre as três regiões metropolitanas do Estado de São Paulo – capital, Campinas e Baixada Santista – e as concentrações urbanas de São Josédos Campos, Sorocaba-Jundiaí e Piracicaba-Limeira. Há, ainda, segundo Alves, a possibilidade de inserir no sistema informações das demais áreas estaduais.

Com relação à macrometrópole, abrange 102 municípios, perfazendo área total de mais de 28 mil quilômetros quadrados, com 28,9 milhões de habitantes. Isso corresponde a 72,2% da população estadual e a 15,6% do total do País. Sua importância econômica pode ser representada pelo valor do seu Produto Interno Bruto (PIB), de US$ 239,1 bilhões, equivalente a 80,1% do total estadual e a 27,1% do nacional.

Usuário comum 

O sistema é direcionado, especialmente, para o usuário comum. De acordo com o analista de sistemas Alexandre Monteiro Barboza, da equipe de GIS (Geographic Information System, sigla em inglês) da Emplasa, ninguém precisa ser técnico para navegar no site, nem requer tanta habilidade. “Com dois ou três cliques se obtém a informação”, assegura. Já o profissional especializado está acostumado a buscar esse tipo de informação em outros sites, inclusive no da própria Emplasa.

O internauta consegue informações gerais sobre o sistema logo ao acessá-lo, na página de apresentação, onde há também um dispositivo (pluging) a ser ativado, para que se visualizem os mapas e se chegue às opções de interatividade. A página seguinte (principal) é onde se encontram as ferramentas de navegação (zoom por área selecionada, zoom mais e zoom menos) e os três grupos de informações encontrados no site. Além disso, nela estão os botões “atualizar”, “localizador” e “sobre o EmplasaGeo”.

Os grupos de informação se referem a temas básicos (que englobam, por exemplo, transporte metropolitano, infra-estrutura turística e cultura e lazer), dados censitários em temas (como os relativos a domicílios permanentes e alfabetizados) e metrópole por temas (PIB per capita e IDH, por exemplo).

Infra-estrutura turística, por exemplo, subitem de temas básicos, traz informações sobre bares, hotéis, shoppings e restaurantes, com endereço, horário de funcionamento e localização no mapa. Nesse subitem, têm ainda as manifestações folclóricas e o patrimônio histórico existente nos municípios da macrometrópole, todos acompanhados de fotos. Os grupos sobre dados censitários e metrópole por temas referem-se a informações mais técnicas.

O usuário também poderá consultar diretamente o banco de dados da Emplasa e recuperar informações que não estão pré-programadas no site, por meio do botão “localizador”. Dá para levantar, por exemplo, quais os municípios da macrometrópole que tinham, no ano 2000, mais de 250 mil habitantes e compará-los com os dados populacionais de 2007. Pode, ainda, localizar as regiões, dentro da macrometrópole, onde se concentram os maiores índices de crianças de 0 a seis anos, além de outros dados.

As informações do banco de dados têm como fontes a própria Emplasa, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as prefeituras, e serão enriquecidas e atualizadas continuamente.

Do mesmo modo, o EmplasaGeo será continuamente atualizado. As prefeituras serão as principais fornecedoras de informações. Numa segunda etapa, dentro de dois meses, deve receber dados sobre creches municipais, zonas eleitorais, atendimento a portadores de deficiência e uma série de outros tópicos, incluindo a melhor opção de transporte público para determinado trajeto. Se o usuário está numa estação do Metrô e quer chegar a um Poupatempo, por exemplo, conseguirá saber em que tipo de transporte (ônibus, trem ou o próprio Metrô) ele deve embarcar.

Em 37 anos, mais duas regiões metropolitanas

A Emplasa foi criada em 1975 para cuidar do planejamento da Grande São Paulo, única região metropolitana existente na época no Estado de São Paulo. Hoje, atua nas três regiões metropolitanas existentes no território paulista: São Paulo, Campinas e Baixada Santista. Com o objetivo de subsidiar a tomada de decisões de órgãos e entidades públicos e privados que atuam nessas regiões metropolitanas, a empresa elabora planos, projetos e estudos, além de realizar levantamento, tratamento e atualização de informações estatísticas e cartográficas. A Emplasa fornece ainda assessoria técnica aos municípios metropolitanos na elaboração de cadastros técnicos municipais, planos diretores municipais, plantas de valores genéricos de terrenos e edificações, planos regionais e sub-regionais, entre outros trabalhos.

Serviço:

EmplasaGeo

Site www.emplasa.sp.gov.br/emplasageo

Sugestões para complementar e aprimorar o site podem ser enviadas para o e-mail atendimento@emplasa.sp.gov.br

Paulo Henrique Andrade, da Agência Imprensa Oficial

C.C.