Empenho das mulheres dá novo visual em assentamento de Araras

Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo promoveu plantio de mais de 10 mil árvores nativas na área de reserva legal

qui, 26/03/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

No mês das mulheres, elas foram maioria na ação promovida pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), que teve como objetivo implantar a área de Reserva Legal do assentamento Araras IV, em Araras. Mais de 10 mil mudas de árvores nativas da região, como angico, ipê, araçá e jequitibá foram plantadas em uma área de cerca de 80 mil m².

A implantação da chamada reserva legal é uma determinação prevista em lei e um meio de proteger a terra. Localizada no interior de uma propriedade ou posse rural (que não seja a de preservação permanente), é necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção da fauna e flora nativas. “Reflorestamento combina com assentamento, e a política agrária deve impulsionar ações de recuperação ambiental, pois o futuro de todos depende do equilíbrio ecológico”, destaca o diretor executivo da Fundação Itesp, Gustavo Ungaro.

O assentamento, implantado em julho de 2004, conta com 30 lotes. As famílias são atendidas por equipes da Itesp, responsável por planejar e executar políticas agrárias e fundiárias no Estado de São Paulo. Além disso, os assentados recebem ainda cursos de capacitação em diversas atividades visando melhorar a qualidade de vida das pessoas do campo.

Da Fundação Itesp