Emissão de atestado de antecedentes criminais on-line cresce 45%

Serviço permite a emissão do documento em menos de dois minutos

sex, 11/01/2008 - 12h28 | Do Portal do Governo

O sistema que possibilita a retirada pela internet do Atestado de Antecedentes Criminais registrou, no ano de 2007, um aumento de 45,5% em relação ao ano anterior, na emissão dos documentos. O serviço oferecido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, em parceria com a Prodesp (Processamento de Dados do Estado de São Paulo), permite a emissão do certificado em menos de dois minutos.

O programa que foi implantado em 2006 atendeu, logo no primeiro ano, 3.479.092 solicitações online de cidadãos de todo o Estado. Nesse mesmo ano, 1.614.608 atestados foram emitidos presencialmente, isto é, com a presença das pessoas nos postos do Poupatempo, do CIC (Centro de Integração e Cidadania) ou em delegacias.

Segundo Moisés Henrique Lemus, funcionário do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), no ano passado, entretanto, os documentos retirados de forma presencial caíram para 833.307, revelando que a preferência pela internet aumentou. “É mais cômodo retirar os atestados pela internet, do que ter que ir até o posto ou a uma delegacia, por isso as retiradas presenciais caíram e o as retiradas online aumentaram”, declara Lemus, informando que no ano passado foram emitidos 5.069.899 atestados.

De acordo com ele, o principal motivo que leva as pessoas a pedirem o atestado é a busca por emprego. Muitas empresas exigem o documento para a contratação e os meses em que aumentam a procura são outubro e novembro, período em que aumentam as oportunidades no mercado de trabalho em função das compras de fim de ano.

Para retirar os atestados nos postos basta levar o R.G. e, em menos de 5 minutos o documento é impresso. Caso o R.G seja de outro Estado, o prazo para ter o atestado em mãos varia de 8 a 13 dias, pois é realizada uma busca de identificação fora de São Paulo.

De acordo com Sérgio Carrer, chefe do SECIC (Serviço Central de Identificação Civil), na Capital o documento é emitido pelos postos do Poupatempo e do CIC, mas nas cidades do interior as delegacias ainda fazem esse serviço. “No interior existem delegacias que ainda não têm esse sistema e por isso o prazo para receber o documento aumenta para 15 dias”, afirmou Carrer.

O cidadão pode retirar o Atestado de Antecedentes Criminais acessando os sites abaixo:

Poupatempo

Secretaria de Segurança Pública

Polícia Civil do Estado de São Paulo

Da Secretaria de Segurança Pública