EMAE recebe recertificação pela ISO 9001:2000

Pela manutenção em equipamentos eletromecânicos, eletrônicos e de instrumentação

ter, 18/11/2008 - 19h10 | Do Portal do Governo

O Sistema de Gestão da Qualidade do Departamento do Centro de Excelência em Manutenção da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) será recertificado pela norma ISO 9001:2000. O documento será emitido ainda neste mês. A recertificação terá reconhecimento internacional pela National Accreditation Board (Anab-Ansi-ASQ). O processo já conta com o reconhecimento do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A auditoria de recertificação foi realizada nos dias 15 e 16 de setembro.

A empresa certificadora, a BSI Management Systems, de origem inglesa, não detectou nenhuma não-conformidade no processo. Para a EMAE, essa é uma conquista importante porque a equipe está buscando esse resultado desde o início.

O processo foi certificado em outubro de 2002 e passou por auditorias de manutenção em 2003 e 2004. A primeira recertificação foi concedida em 2005 e mantida por auditorias realizadas em 2006 e 2007. A certificadora durante esse período foi a Det Norske Veritas.

Manutenção

O escopo é prestação de serviços de manutenção em equipamentos eletromecânicos, eletrônicos e de instrumentação. Esse processo engloba atividades como reformas de geradores e de comportas e todas as manutenções preventivas e corretivas nas usinas e barragens da EMAE. O Centro de Excelência em Manutenção atua nas áreas de manutenção mecânica; manutenção elétrica; instrumentação e automação, e engenharia de manutenção.

Da Empresa Metropolitana de Água e Energia (EMAE)