EMAE lança Projeto Memória Henry Borden

Exposição itinerante, primeira etapa do projeto, foi inaugurada dia 10 de outubro

ter, 18/11/2008 - 14h06 | Do Portal do Governo

O Projeto Memória Henry Borden foi lançado dia 10 de outubro com a abertura de uma exposição itinerante composta por painéis com depoimentos de empregados da usina e fotos antigas. O projeto está sendo feito por meio de parceria da Empresa Metropolitana de Água e Energia (EMAE) com a Fundação Energia e Saneamento e será executado em três etapas.

A primeira etapa é a produção da exposição itinerante. A segunda etapa será a gravação de entrevistas com trabalhadores ativos e aposentados da usina e produção de quatro publicações. Na terceira fase do projeto será recuperado um espaço na usina para a implantação do Centro de Memória e a produção de exposição permanente. Essas duas etapas serão iniciadas a partir da aprovação do projeto pelo Ministério da Cultura para obtenção de incentivos da lei Rouanet.

O lançamento da exposição itinerante fez parte das comemorações dos 82 anos de Henry Borden. A programação incluiu ainda o 3º Encontro de Aposentados de Henry Borden e uma homenagem aos componentes do grupo musical Mensageiros do Atlântico, formado por empregados aposentados.

Inauguração

A exposição itinerante foi aberta pelos aposentados Waldemar Barbosa e Maria Aparecida Vianna da Silveira. Waldemar entrou na empresa em 1933, na época da Light, como mensageiro e se aposentou em 1983 como chefe da divisão administrativa. Maria Aparecida ingressou na Light em 1956, na área administrativa, e se aposentou em 1984, como encarregada dos escritórios da usina.

A inauguração foi acompanhada pelo secretário-adjunto da Secretaria de Saneamento e Energia e presidente do Conselho Curador da Fundação Energia e Saneamento, Ricardo Toledo, e pelo presidente da EMAE, Guilherme Cirne de Toledo, além de diretores e outros executivos da Empresa.

A usina

O complexo Henry Borden, localizado em Cubatão, na Baixada Santista, é formado por duas usinas. A usina externa, inaugurada em 1926, tem capacidade instalada de 469 megawatts (MW). A usina subterrânea, instalada no maciço rochoso da Serra do Mar, começou a operar em 1956 e tem capacidade instalada de 420 MW. O complexo totaliza, então, capacidade instalada de 889 MW. A usina tem papel estratégico por sua localização próxima à Região Metropolitana de São Paulo e por operar principalmente no horário de pico, garantindo a estabilidade do sistema elétrico na região durante esse período.

Da Empresa Metropolitana de Água e Energia (EMAE)