Em um ano Investe São Paulo atrai R$ 2,7 bi em investimentos

Agência atrai empresas para São Paulo e trabalha no relacionamento com governos e entidades internacionais

qui, 01/07/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Com um ano de vida, completado no último dia 9 de junho, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo – já apresenta resultados positivos. Atualmente, a Investe SP administra em sua carteira 32 projetos de empresas nacionais e estrangeiras interessadas em se instalar no Estado de São Paulo. Segundo estimativa da agência, esses projetos podem gerar investimentos de R$ 5,8 bilhões e 22.500 empregos diretos.

Até agora, metade desse montante, cerca de R$ 2,7 bilhões, já está garantido com os investimentos anunciados por quatro grandes empresas. “Foi um ano de muito trabalho, onde passamos a ser conhecidos e pudemos garantir bons investimentos para o Estado. Estamos cumprindo nossa missão de ser a porta de entrada do investidor estrangeiro em São Paulo”, diz o presidente da Investe SP, Mario Mugnaini Jr.

Entre as empresas que anunciaram a vinda para São Paulo está a japonesa Toyota, que já iniciou a terraplanagem da futura fábrica na cidade de Sorocaba. A empresa investirá US$ 600 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) e irá gerar 2.500 empregos. A fábrica, que ficará ao lado do Parque Tecnológico de Sorocaba, produzirá 150 mil veículos por ano.

Já a coreana Hyundai também fará um investimento de US$ 600 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) em uma unidade que produzirá 150 mil automóveis por ano. A previsão é de que a fábrica comece a funcionar em 2012, em Piracicaba, e gere 1.600 empregos.

A Cebrace, maior produtora de vidros e espelhos da América do Sul, ampliará sua fábrica na cidade de Jacareí com um investimento de cerca de US$ 210 milhões (cerca de R$ 380 milhões). A nova unidade, destinada à produção de vidros planos, terá capacidade produtiva de 900 toneladas por dia (300 mil t/ano).

Fechando os quatro principais investimentos captados pela Investe SP, a chinesa Sany, da área de máquinas e equipamentos para construção, pretende investir US$ 200 milhões (cerca de R$ 360 milhões). A expectativa do grupo chinês é gerar mil empregos, além de faturar US$ 500 milhões em cinco anos no fornecimento de produtos para o mercado brasileiro e latino-americano. A empresa ainda não anunciou o local da futura fábrica.

Durante esse ano, a Investe SP também informou, orientou e acompanhou potenciais investidores privados estrangeiros e nacionais em reuniões com órgãos públicos estaduais e prefeituras. Atualmente, os principais projetos de investimentos em fase de negociação são nos setores aeronáutico, alimentícios, automotivo, de bens de capital, eletroeletrônico, naval (estaleiro), petróleo e gás. Os potenciais investidores são originários da Alemanha, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA e França.

Para o biênio 2010-2011, a Investe São Paulo expandirá sua atuação por meio de convênios e parcerias com instituições congêneres no exterior, em especial na Ásia, para atração de investimentos nas áreas de semicondutores, automóveis e eletroeletrônicos; nos Estados Unidos, para a captação de investimentos em centros de pesquisa e desenvolvimento e; na Europa, para a atração de investimentos nas áreas de energia alternativa, petróleo e gás, aeronáutica, resíduos sólidos e bens de capital.

Relações institucionais

Outro trabalho realizado pela Investe SP é na recepção de delegações e missões empresariais e institucionais. Em um ano, foram recebidas pela agência 105 delegações, divididas em missões governamentais e empresariais, Agências de Investimentos Estrangeiras e organismos internacionais.

Esse número ainda deve crescer. A Investe SP passou a integrar, em setembro de 2009, a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimento (Waipa), que conta com 249 agências de promoção de investimentos de 157 países.

No exterior, a Investe SP representou o Estado na 14ª e 15ª Conferência Internacional das Agências de Promoção de Investimentos (Itália e Argentina), no Encontro de Agências Francesas de Investimentos Regionais, em seminários em Portugal e Itália sobre as Oportunidades de Investimentos no Estado de São Paulo, além de participar do 28ª Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2010, em Munique.

Sobre a Investe SP

A Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo – tem como objetivo atrair investimentos e aumentar a competitividade da economia paulista, promovendo a geração de empregos, renda e inovação tecnológica. Criada oficialmente em dezembro de 2008, , a agência começou a funcionar efetivamente a partir de junho de 2009, quando entrou em operação.

Serviços oferecidos

1. Apoio à tomada de decisão:
– Identificação de áreas para investimento: apoio ao empreendedor para que ele identifique os melhores locais do Estado para investir, de acordo com as necessidades de sua atividade no tocante a mão-de-obra, infraestrutura, logística, disponibilidade de fornecedores, mercado consumidor, meio ambiente, entre outros fatores.

– Disponibilização de informações: fornece informações pontuais e estratégicas sobre as melhores condições para se investir no Estado de São Paulo.

2. Facilitação de negócios:
– apoio aos potenciais investidores em sua interlocução com órgãos públicos, com o objetivo de facilitar e agilizar o processo de tomada de decisão e de implantação de novos empreendimentos.

3. Articulação com entidades públicas e privadas relevantes para o processo de atração de investimentos:
– Instituições públicas nos níveis estadual, municipal e federal;
– Instituições privadas, como concessionárias de serviços públicos, associações empresariais, entre outras.

4. Articulação com os municípios paulistas visando:
– identificar oportunidades para atração de novos investimentos;
– apoiar os municípios na atração de empresas;

5. Promoção da competitividade:
– identificar entraves à competitividade e propor medidas para superá-los.

6. Articulação com entidades nacionais e internacionais congêneres.

7. Recepção de missões estrangeiras com foco em investimento e a difusão dessas informações.

Da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade