Em um ano, casos de hanseníase caem 10% no Estado

Último domingo de janeiro marca comemoração do dia mundial de luta contra a doença

sex, 23/01/2009 - 17h02 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo apresentou, no ano passado, 10% de queda nos casos de hanseníase comparado a 2007. Balanço da Secretaria da Saúde mostra que em 2008 foram detectados 1.839 casos novos, 205 diagnósticos a menos que no ano anterior.

A hanseníase é uma doença séria, que não mata, mas é altamente incapacitante. Dos casos novos, cerca de 30% já são diagnosticados com algum grau de incapacidade e 13% com grau de incapacidade grave. A perda da sensibilidade é irreversível.

A transmissão ocorre pelas vias respiratórias, em contato próximo prolongado com uma pessoa que tenha a doença e não se trata. Com a primeira dose do tratamento, oferecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o paciente já deixa de ser transmissor. O tratamento dura de seis meses a um ano.

A Secretaria da Saúde desenvolve constantemente campanhas para sensibilizar os profissionais de saúde e a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

Em alguns casos, a hanseníase pode ser confundida por eczemas, micoses, alergias, neuropatias diabética e alcoólica.  O principais sintomas são: manchas na pele que não doem e não coçam, dormência no local da mancha ou formigamento e cortar-se ou queimar-se sem sentir. A pessoa que perceber algum desses sinais deve procurar um posto de saúde para início do tratamento.

Da Secretaria da Saúde