Em Sumaré, Itesp promove reunião de trabalho sobre o Cultivando Negócios

Programa recém-lançado pelo Governo de SP leva desenvolvimento aos pequenos produtores e comunidades quilombolas do Estado

seg, 20/01/2020 - 17h37 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Fundação Itesp

O diretor-executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Claudemir Peres, visitou em Sumaré, na última quinta-feira (16), o Assentamento Sumaré 1 para uma reunião com representantes da Cooperativa de Produção e Comercialização do Assentamento Sumaré. O gestor também assinou o termo de autorização de uso de área para o Programa Nascentes.

Durante a visita, o diretor-executivo apresentou o programa Cultivando Negócios, recém-lançado pelo Governo de São Paulo, para a representante da Cooperativa de Produção e Comercialização do Assentamento Sumaré, Lucinda de Fátima Santos. “Falamos sobre as oportunidades de comercialização e a inserção dos produtores rurais na ação, que busca alavancar a produção dos assentamentos estaduais”, pontua Claudemir Peres.

O programa foi lançado para levar desenvolvimento aos pequenos produtores e comunidades quilombolas do Estado. A plataforma online permite que os agricultores divulguem os produtos disponíveis e possam ter contato com compradores interessados, eliminando os atravessadores e possibilitando maior valor de venda aos produtos, empregos no campo, renda e autonomia para as famílias.

Recomposição de área de reserva legal

Na ocasião, também foi assinado um termo de outorga de autorização de uso de 15,69 hectares de área ambientalmente protegida (reserva legal), do Assentamento Camaquã, localizado no município de Ipeúna, para a Concessionária Intervias.

A assinatura do termo faz parte do Programa Nascentes, iniciativa do Governo de São Paulo para manter e recuperar as matas ciliares, a vegetação no entorno de nascentes e margens de rios, córregos, lagos e represas. As ações evitam assoreamentos e ajudam a regularizar a vazão.

Desde o lançamento, em 2015, o programa recuperou 796,64 hectares e, somente em 2019, fechou parcerias para recuperar 276,03 hectares de áreas de reserva legal.