Em sua quarta edição, Semana de Engenharia Aeronáutica discute segurança na aviação

Semana acontece entre os dias 6 e 10 e conta com apoio de docentes e de empresas como a Embraer e a Alcoa

qui, 02/08/2007 - 20h54 | Do Portal do Governo

A segurança em vôos comerciais, a integração universidade-empresa e o impacto ambiental da aviação são os  pontos de partida da IV Semana de Engenharia Aeronática. Organizada pelos alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, a Semana acontece entre os dias 6 e 10 e conta com apoio de docentes e de empresas como a Embraer e a Alcoa.

A programação inclui uma mesa-redonda, palestras, mini-cursos e o “Desafio Aeronáutico”. O professor Fernando Catalano, coordenador do projeto, coloca que a mesa-redonda “Segurança em vôos comerciais” ganhou destaque diante do apagão aéreo e do acidente do vôo 3054 da TAM. A discussão contará com a presença de representantes da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e de outros órgaos ligados a aeronáutica brasileira.

Dentre os temas das palestras, destaca-se a relação da aeronáutica com o meio ambiente. Catalano completa que a associação entre aviação e meio ambiente nem sempre é feita, mas os aviões provocam grande impacto ambiental. Fazem parte deste impacto alterações na camada de ozônio, contribuições para o efeito estufa, ruído e reciclagem.

Os mini-cursos completam a atualização profissional dos participantes da Semana com uma atualização na área técnica – serão discutidas as vibrações em helicópteros e os materiais de construção aeronáutica.

Na quarta-feira (9), o “Desafio Aeronáutico” ocupará todo o dia com uma competição entre equipes. Cada time terá a tarefa de projetar, construir e fazer com que uma aeronave levante vôo. O pequeno avião deve ser feito com materiais específico e atender a uma missão determinada, o que deve estimular a aplicação de conceitos de engenharia aeronáutica.

História 

A Semana de Engenharia Aeronáutica surgiu em  2004, como fruto de uma iniciativa dos próprios alunos da EESC. Os objetivos vão desde aproximar empresas e alunos, passando por discussões de atualização profissional e chegando na divulgação desta vertente específica da engenharia.

A abertura da Semana para toda a comunidade possibilita também um intercâmbio cultural e científico entre universidades. Para Vera Beatriz Gomide de Paula, integrante da comissão organizadora e aluna da EESC, a semana visa tratar de assuntos atuais complementando o curso de engenharia.

Serviços

A Semana acontece em dois lugares diferentes. As palestras, mini-cursos e a mesa-redonda vão acontecer no Anfiteatro Jorge Caron, da EESC. Já o Desafio Aeronáutico será realizado no Salão Social do Centro Acadêmico Armando Salles Oliveira (CAASO). Ambos acontecem no campus I da USP São Carlos.

As inscrições devem ser feitas até o dia 3, através do formulário encontrado no site do evento ou no Restaurante Universitário da USP São Carlos. Os interessados podem se inscrever ao longo da semana, também, no Anfiteatro Jorge Caron.

Mais informações e os preços da Semana podem ser obtidas também pelo telefone (19) 9121-6623.

Da USP

C.M.