Em Santos, Hospital Guilherme Álvaro recebe Centro Oncológico e UTI

Unidade faz parte da Rede Hebe Camargo de combate ao câncer

sáb, 05/10/2013 - 15h55 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou neste sábado, 5, a nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e o Centro Oncológico do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. A unidade é vinculada à Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer e recebeu, ao todo, R$ 24,6 milhões, em investimentos, dos quais R$ 7,5 milhões foram destinados para equipamentos, e o restante para as obras.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O Centro Oncológico conta com 792 m² de área e já opera com atendimento ambulatorial e com o Centro de Aplicação de Quimioterapia. Ao todo, são 12 poltronas para quimioterapia, dois leitos, sala para pequenos procedimentos, consultórios e área de espera.

A unidade deve oferecer, ainda, tratamento de radioterapia e braquiterapia (modalidade de radioterapia na qual se coloca radiação próxima ou junto aos tumores), a partir do próximo ano. Além de equipamentos e estrutura novos, o Centro conta com mais 24 médicos e há concursos em andamento para outras 19 vagas para diferentes profissionais de saúde e do setor administrativo.

“Tudo foi restaurado, prédio e instalações, ficou tudo novinho e parte de radioterapia também está pronta”, disse o governador. O Centro Oncológico terá o apoio científico, tecnológico e protocolar do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), considerado o maior centro especializado da América Latina.

Ampliação 

O pavilhão IV, do Hospital Guilherme Álvaro, foi reformado e ampliado. O segundo piso comporta uma recepção, enfermaria com 28 leitos operantes e uma UTI Semi-Intensiva em andamento, com capacidade para 10 leitos. O terceiro pavimento foi construído para abrigar a nova UTI. Ela conta com 20 leitos para adultos, além de novos equipamentos, entre eles monitores cardíacos e máquinas de diálise. Foram contratados mais nove médicos.

A UTI antiga, com 17 leitos, está em reforma para implantação de uma nova unidade voltada para gestantes de alto risco e para pacientes coronarianos.

Do Portal do Governo do Estado