Em Santo André, Sabesp inicia obra que beneficia 35 mil moradores

Ação tem impacto positivo no meio ambiente e contribui para o Projeto Tietê, ao reduzir volume de esgoto que chega ao rio

ter, 26/11/2019 - 15h32 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Sabesp

Nesta segunda-feira (25), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Prefeitura de Santo André lançaram mais uma obra para melhorar as condições do saneamento do município e levar mais qualidade de vida à população.

A Sabesp iniciou a interligação de redes de esgoto que beneficiarão 35.200 moradores dos bairros Parque Marajoara, Cidade São Jorge, Santa Terezinha, Vila São Pedro, Bangu, Parque das Nações, Vila Curuçá e Parque Jaçatuba, levando para tratamento o esgoto de 12 mil imóveis.

A obra iniciada pela Sabesp em Santo André tem impacto positivo direto no meio ambiente e contribui para o Projeto Tietê, ao reduzir o volume de esgoto que chega ao principal rio paulista por meio do Rio Tamanduateí. As interligações levarão para tratamento 77 litros de esgoto por segundo, elevando em quase 7 pontos percentuais o índice de material tratado no município, ao passar de 44,6% para 51,4%.

Interligação

O início das atividades foi acompanhado pelo superintendente da Unidade de Negócio Centro da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, e pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra. Os trabalhos ocorrem na sub-bacia de esgotamento do Córrego Itrapoã, na Avenida Marginal Itrapoã com Avenida São Paulo, com a interligação de 130 metros de rede ao sistema de interceptação.

A outra frente de trabalho fica na sub-bacia do Córrego Comprido, na Avenida dos Estados, altura do nº 3.001, com a implantação de 500 metros de rede da Praça Cecília Meireles até a Praça Samuel Castro Neves.

Investimento

A Sabesp está investindo R$ 450 mil na execução das interligações e deve concluir os trabalhos até o final de janeiro de 2020. O empreendimento faz parte do terceiro conjunto de obras da companhia para o município.

O pacote prevê obras do Programa Água Legal e a implantação de redes de água no Parque Andreense e no Jardim Clube de Campo. O Água Legal é o programa da Sabesp que leva estrutura de abastecimento a moradores de áreas irregulares, após obtenção das autorizações legais necessárias.

A partir de 5 de dezembro as obras da iniciativa terão início nos núcleos Gregório de Matos, Cidade São Jorge, Capuava e Portelinha, entre outras áreas, beneficiando 80 mil pessoas.