Em saneamento básico, São Paulo é cidade de primeiro mundo

Programa fará com que a cidade tenha 84% de seus esgotos coletados

sex, 06/07/2007 - 15h32 | Do Portal do Governo

A cidade de São Paulo tem índices de saneamento semelhantes aos países europeus mais desenvolvidos e muito disso é graças ao Projeto Tietê, programa do Governo do Estado de São Paulo que, pelas ações da Sabesp fará com que a cidade tenha 84% de seus esgotos coletados e 70% com tratamento e disposição final adequadas.

Em comparação com os dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) e do órgão europeu The European Water Industry, a cidade de São Paulo apresenta índices de coleta e tratamento de esgoto similares à Europa. A coleta de esgoto na capital apresenta o mesmo percentual de países como Itália (80%) e Espanha (80%).

Quanto ao tratamento do esgoto coletado, São Paulo está a frente da Espanha, que atende 59% da população. Reino Unido e Alemanha apresentam os melhores índices de coleta e tratamento de esgoto.

O Reino Unido possui o maior índice de tratamento de esgoto, 92%, seguido da Alemanha (87%). Com relação ao abastecimento de água, a Capital apresenta 100% de atendimento há várias décadas. Sabesp acompanha crescimento da cidade

Os serviços de saneamento básico prestados pela Sabesp têm contribuído para que São Paulo chegue ao patamar europeu. O que não é um trabalho fácil quando se analisa o crescimento intenso da cidade. Seu espaço urbano foi ocupado pelos diversos usos desordenados e concentrações desiguais.

Em 1940 a população era formada por 1,3 milhão de habitantes, em 2001, a cidade já abrigava 17,6 milhões de pessoas e em 2007 cerca de 20 milhões. O Projeto Tietê já construiu mais de 3 mil quilômetros de tubulações para levar os esgotos para as cinco Estações de Estações de Tratamento (Barueri, Parque Novo Mundo, ABC, São Miguel e Suzano).

Hoje, essas estações têm capacidade para tratar até 18 mil l/s. Com a ampliação da ETE Barueri, o sistema irá tratar 21 mil litros/segundo, ou seja, a Empresa tem capacidade para atender todos os municípios da RMSP. Cabe ressaltar que Guarulhos, Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul, Santo André e Mauá não são operados pela Sabesp.

Com as duas etapas, o Projeto Tietê vai concluir 2.700 km de redes-coletoras de esgoto, 427 km de coletores-tronco, 70 km de interceptores e 540 mil novas ligações domiciliares. O índice de coleta da RMSP vai saltar de 63% para 84% e o de tratamento de 20% para 70%.

Da Sabesp