Em Ribeirão Preto, ‘Agrishow 2018’ debaterá Agricultura do Futuro

Encontro acontece em maio e abordará alguns temas recorrentes na agricultura ao lado das redes de comunicação

ter, 17/04/2018 - 14h04 | Do Portal do Governo

Com programação especial de seminários, a “Agenda do Agronegócio” acontecerá nos dias 02 e 03 de maio, das 09h às 12h, no município de Ribeirão Preto. O evento foi apresentado na última sexta-feira (13) pelo secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim, pelo presidente da Agrishow, Francisco Maturro, e pelo diretor de Relações Institucionais do Grupo Empresas Pioneiras, Paulo Brasileiro.

O encontro será realizado durante a 25ª edição da feira, no Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC). Com o tema “Agricultura do Futuro”, ele proporcionará um amplo debate sobre agricultura de precisão, rastreabilidade, georreferenciamento e outros temas da atualidade. Além disso, contará com a participação de representantes de setores governamental, empresarial e acadêmico.

“A Agrishow democratiza a informação do que há de mais moderno no setor e a realização dos seminários em parceria com o Grupo EP é importante para difundir esse conteúdo. Um erro de informação no setor pode causar muitos problemas e a sociedade, mais informada, pode buscar a verdade dos fatos de forma mais clara”, avaliou o secretário Francisco Jardim.

Dessa forma, com o objetivo de aprimorar a comunicação, a integração entre a Agrishow e as redes de comunicação tornará mais eficaz as informações para aperfeiçoar a atividade no campo. Segundo o presidente da feira, Francisco Maturro, o volume de conhecimento está aumentando muito mais rápido do que antigamente. “Essa parceria é importante para atingir as mais de 170 mil pessoas que visitam a feira, em busca de conhecimento, tecnologia, oportunidade de melhorar o seu negócio”, completou.

“Com a parceria, entendemos que os órgãos de comunicação podem contribuir com a de informação, distribuição de renda e educação”, comentou Paulo Brasileiro, representando o grupo, que reúne a rede EPTV, portais G1 e A Cidade On, jornal A Cidade, rádios CBN e Jovem Pan.

Agenda do Agronegócio – “Agricultura do Futuro”

Dia 2 – 9h30 às 12h – TECNOLOGIA: INSTRUMENTOS E SISTEMAS

  • Georeferenciamento e Conectividade – Fabrício Lira Figueiredo – CPQD – gerente de estratégia de agronegócio inteligente;
  • Tecnologia de Gestão e Produção – Mariana Vasconcelos – Agrosmart – CEO;
  • Agricultura de Precisão – José Damico – Scicrop – CEO;
  • Rastreabilidade dos Alimentos – do Campo à Mesa – Marcio Milan – Abras – Superintendente; e

Mediador: Tsen Chung Kang – Fatec Pompéia/ Fundação Nishimura – Professor.

Dia 3 – 9h30 às 12h – NOVOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO

  • ILPF – Willian Marchió – Rede de Fomento ILPF – Diretor;
  • INCENTIVO E ESTÍMULO À INOVAÇÃO
  • Financiamento – BNDES – diretor a confirmar;
  • Legislação – Arnaldo Jardim – Deputado Federal;
  • Programas FAPESP – Carlos Américo Pacheco – Diretor-presidente da FAPESP.

Mediador: Francisco Sérgio Ferreira Jardim – Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo