Em reunião em Paris, Alckmin destaca expansão do Metrô de São Paulo

Obras do Metrô e da CPTM são essenciais para fomentar o desenvolvimento da capital paulista, candidata a sede da Expo 2020

ter, 11/06/2013 - 15h10 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin destacou na manhã desta terça-feira, 11, durante reunião realizada em Paris, os grandes projetos em andamento no Estado de São Paulo. Alckmin está na França reforçando a candidatura da capital paulista para sede da Expo Mundial 2020.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Alckmin salientou a importância de obras que estão sendo executadas por meio de parcerias público-privadas, como a Linhas 6-Laranja – cuja licitação já está em andamento – e as linhas 20-Rosa e 18-Bronze, que devem sair em breve. “A França tem grande expertise na área de metrô e trem”, disse.

LEIA TAMBÉM
Governo paulista realiza maior obra simultânea da história do Metrô 

O traçado da Linha 6-Laranja abrange o trecho entre as estações Vila Brasilândia e São Joaquim, onde fará integração com a Linha 1-Azul. Já a linha 18-Bronze, fará ligação direta entre da região do ABC (Paço Municipal, em São Bernardo do Campo) contemplando as cidades de São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo e ao sistema metroferroviário de São Paulo (Estação Tamanduateí, da Linha 2-Verde). A linha 20-Rosa ligará a Lapa a Moema, com atendimento de 468 mil passageiros/dia.

O governador sublinhou que os recentes aportes do Governo paulista na área de transportes podem atrair a atenção dos franceses. “Hoje temos o Ferroanel, que vai ser importante para carga, e o trem intercidades, que complementa o TAV (Transporte de Alta Velocidade). E temos o financiamento das agências francesas (…) para a nova linha de Cumbica, 13-Jade (Expresso Guarulhos-Cumbica), da CPTM, que já está em licitação”.

A futura linha 13-Jade fará a ligação entre a rede metroferroviária e o município de Guarulhos, atendendo também ao aeroporto internacional André Franco Montoro (Cumbica), o mais movimentado do Brasil. “Eu diria que a área de metrô, a área de saneamento básico, hospitais, unidades prisionais, estradas, temos muitas oportunidades de investimentos”, finalizou o governador.

Do Portal do Governo do Estado