Em Piracicaba, estudantes de universidade japonesa visitam a Esalq

Iniciativa faz parte de uma parceria da instituição de ensino asiática com quatro universidades da América Latina

qua, 05/09/2018 - 19h07 | Do Portal do Governo

Na última semana de agosto, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), recebeu um grupo de alunos e um professor da Tokyo University of Agriculture, do Japão. Vale destacar que a ação integra uma parceria da instituição asiática com quatro universidades da América Latina, com a USP entre elas.

A iniciática, denominada “Re-Inventing Japan Project”, busca promover recursos humanos que causem impacto global, expandir o alcance da educação universitária e estabelecer conexões. O projeto concede aos estudantes japoneses a oportunidade de estudar no exterior e, estrategicamente, recebe estudantes estrangeiros país asiático.

A Esalq contou com a visita dos estudantes do professor Bumpei Limori, que foram recebidos pelo vice-diretor da instituição, Durval Dourado Neto, pela presidente da Comissão de Atividades Internacionais, Helaine Carrer, e pelo professor Celso Omoto, do Departamento de Entomologia e Acarologia.

Trabalhos

A chefe do Serviço de Relações Internacionais, Susy Ramos, destacou a importância da ação para a Esalq. “Anualmente, recebemos os estudantes de Tóquio, que ficam uma semana para conhecerem as atividades da Esalq”, salienta.

“Provavelmente, alguns alunos voltarão para estudar em 2019, durante um ano. Nossos alunos seguem a Tóquio para apresentar o trabalho em um congresso, juntamente com um professor, ao longo de duas semanas”, acrescenta.

Os estudantes também visitaram laboratórios e conheceram locais turísticos da cidade de Piracicaba. Os estrangeiros participaram, na parte final do programa, do Workshop Japanese Culture, oportunidade na qual trocaram conhecimentos das culturas com os alunos da Esalq.

De acordo com a aluna Yukiko Sato, a experiência de visitar a Esalq é gratificante. “Tudo aqui é muito diferente em relação à Universidade do Japão, ”, avalia.