Em Piracicaba, Esalq sedia evento que reúne agricultores estrangeiros

Iniciativa, que chegou à 5ª edição, foi realizada pela primeira vez no Brasil e discutiu os desafios da agricultura no mundo

qua, 23/10/2019 - 11h37 | Do Portal do Governo

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), recebeu nesta segunda-feira (21) um encontro que discutiu o futuro, os principais desafios e as oportunidades da agricultura no mundo. Nesse contexto, a multinacional holandesa bancária Rabobank realiza um projeto que reúne 41 agricultores de 16 países, como Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canada, Chile, Alemanha, Irlanda, Países Baixos, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Ucrânia, Estados Unidos.

Denominada Global Farmers Master Class, a iniciativa chegou à 5ª edição. O evento foi realizado pela primeira vez no Brasil, em Piracicaba. “É muito importante a nossa visita à Esalq, pois toda essa questão da educação, tecnologia e formação de pessoas, fez diferença na agricultura brasileira”, salienta Daniela Sampaio, gerente do setor de consultoria da entidade, responsável pelo projeto.

Fonte de informação

Um dos agricultores que representa o Brasil, Vicente Bissoni destaca que a escola é a uma fonte de informação para os produtores. “Quando se fala em ‘agrobusiness’, a Esalq não poderia estar de fora. Então, a passagem pela instituição é de extrema importância para mostrar os trabalhos desenvolvidos e também pensar como podemos levar as orientações para o resto do mundo”, enfatiza.

“Estou muito orgulhosa por ser uma das escolhidas para fazer parte desse projeto, que, em pouco tempo de participação, tive a oportunidade de conhecer outras realidades da agricultura em vários lugares do mundo”, avalia Karina Forattini, agricultora representante da Bolívia.

O vice-diretor da Esalq, João Roberto Spotti Lopes, abordou a importância de sediar o evento. “Receber um grupo como esse, dentro de um programa tão nomeado que traz agricultores e empresários de diversos países para conhecer a Esalq, é mais uma evidência desse papel que a instituição tem na formação recursos humanos”, conclui.