Em Piracicaba, Esalq celebra 118 anos com homenagens e reflexões

Autoridades, professores, servidores, estudantes e representantes do setor privado comemoraram a trajetória da Escola

qui, 06/06/2019 - 19h37 | Do Portal do Governo

Na última segunda-feira (3), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), completou 118 anos no último. A celebração foi marcada por reflexões e homenagens sobre o idealizador da Escola.

Em cerimônia realizada no Salão Nobre, autoridades políticas e acadêmicas, professores, servidores técnicos, estudantes e representantes do setor público e privado comemoraram legado de Luiz de Queiroz e a trajetória da Esalq, marcada por tradição e pioneirismo.

Para o diretor da Esalq, Durval Dourado Neto, os 118 anos da instituição são uma trajetória de desafios. “A escola já formou mais de 16 mil profissionais na graduação e titulou mais de 10 mil mestres e doutores. Nossa tarefa é atender as demandas que o mundo moderno exige, transformando conhecimento em riqueza para o bem público. Nossa tarefa é árdua, porém gratificante”, concluiu.

Qualidade

O presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta de Piracicaba, lembrou de Luiz de Queiroz e da relevância da instituição para a cidade. “Luiz de Queiroz foi um visionário, certamente um dos maiores benfeitores dessa cidade. E sua obra, a Esalq, oferece pesquisa que propicia aumento de produtividade agrícola e maior qualidade nos produtos que chegam à população. A Esalq multiplica seu conhecimento e leva o nome de Piracicaba além de suas fronteiras”, afirmou.

O presidente da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Silvio Tavares, representou o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Gustavo Junqueira, e lembrou que a Esalq tem portas abertas na instância de Governo.

“Defendemos as cores da Esalq e reforçamos que a pasta está de portas abertas para novas parcerias. A importância da Escola é global e, em tempos difíceis como os de hoje, as parcerias e o bom planejamento permitirão darmos sequência ao legado de Luiz de Queiroz”, salientou.

Representando o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o secretário de Meio Ambiente de Piracicaba, José Otávio Machado Menten parabenizou a comunidade. “Os serviços relevantes prestados por essa comunidade são traduzidos em números brilhantes. A Esalq representa nossa cidade de maneira exemplar e assim como seu idealizador, continua gerando benefícios para o município”, ressaltou.

USP Municípios

O vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, lembrou da importância da universidade pública e destacou o Programa USP Municípios, que propõe relacionamento mais próximos com as cidades nas quais a universidade está sediada.

“É fundamental celebrarmos o aniversário e os números da Esalq, que são gigantescos e ilustram a importância da universidade pública. Além disso, aproveitamos para lembrar que a atual gestão da USP vem estreitando o diálogo com as regiões onde estão instalados seus campi”, disse.