Em parceria com pró-reitoria, Editora da USP lança seis livros didáticos

Iniciativa da Universidade de São Paulo busca incentivar os professores a produzir publicações para ensino da graduação

ter, 18/09/2018 - 17h34 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (17), a Universidade de São Paulo promoveu a solenidade de lançamento dos seis primeiros livros publicados pelo Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação. A iniciativa consiste em uma parceria da Pró-Reitoria de Graduação e a Editora da USP (Edusp).

A ação busca incentivar os professores da universidade a produzir livros didáticos para o ensino da graduação. Desse modo, em 2016, foi lançado um edital para selecionar até 50 propostas de obras associadas às disciplinas dos cursos a serem publicadas e comercializadas pela Edusp.

É importante frisar que a propostas deveriam se encaixar em uma das três categorias: projeto, que mostra o potencial da ideia como um livro didático; produção, com obras já em andamento; e produção editável, voltada a autores com obras já publicadas, que precisam de revisão ou ampliação.

O principal incentivo do edital foi conceder aos autores, no caso de obras em fase de projeto ou em produção, a dispensa das atividades didáticas na graduação por até um ano. Os profissionais foram substituídos por docentes temporários e puderam dedicar mais tempo aos livros.

Propostas

Ao todo, mais de 200 propostas foram recebidas, sendo 48 foram contempladas, envolvendo professores de 32 unidades de ensino e pesquisa da USP, além de diversas áreas do conhecimento, sobretudo as humanidades, artes, ciência e tecnologia, ciências da vida e saúde.

“O programa reflete uma das mais importantes missões da universidade, que é a produção de material didático para a formação universitária”, avalia o diretor-presidente da Edusp, Lucas Antonio Moscato, na cerimônia de lançamento. De acordo com ele, a previsão é que todos os livros selecionados no programa, que integram a Coleção Acadêmica da editora, sejam lançados até fim de 2019.

“O programa valoriza os professores, promovendo a publicação do que é ministrado nas disciplinas dos cursos”, salienta o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, que também destacou a importância dos livros como fonte de consulta de elevada qualidade acadêmica para os estudantes.

“Ter o resultado da capacidade intelectual dos professores expresso em livros didáticos é uma maneira direta de colaboração, pois disponibiliza o que de melhor e mais atual a USP está fazendo no ensino de graduação”, celebra o vice-reitor e idealizador do programa, Antonio Carlos Hernandes.

“Como estrutura acadêmica para atender às políticas da universidade, este importante programa representa um incentivo da gestão aos novos autores”, ressalta o reitor da USP, Vahan Agopyan, sobre o papel da Editora da universidade.

Obras

Os primeiros seis títulos lançados são:

– “Lógica Matemática”, de Rogério Augusto dos Santos Fajardo
– “Da Molécula ao Medicamento”, de Cristina Northfleet de Albuquerque
– “Estados Unidos: Estado Nacional e Narrativa da Nação (1776-1900)”, de Mary Anne Junqueira
– “Geofísica: Uma Breve Introdução”, de Fernando Brenha Ribeiro e Eder Cassola Molina
– “Física Universitária I: Mecânica Básica”, de Gil da Costa Marques
– “O Léxico no Discurso Literário: A Criatividade Lexical na Poesia Moderna e Contemporânea”, de Elis de Almeida Cardoso

Após a cerimônia, foi realizada uma sessão de autógrafos com os autores.