Em nova estação da Linha 2-Verde do Metrô, Serra anuncia compra de mais trens

Obras na estação Alto do Ipiranga estão em fase de acabamento. Inauguração está prevista para o final do mês de junho deste ano.

seg, 07/05/2007 - 9h53 | Do Portal do Governo

O governador José Serra visita na manhã desta segunda-feira, 7, a estação Alto do Ipiranga, onde vai conferir a chegada do primeiro trem do Metrô no novo trecho (Imigrantes – Alto do Ipiranga). As obras na estação já estão em fase de acabamento e ela deve ser inaugurada até o final do mês de junho de 2007. Durante a viagem experimental Serra dará a ordem de serviço para a fabricação de mais 16 trens (totalizando 96 carros) que vão operar na linha.

Técnicos do Metrô farão testes dinâmicos com trens e equipamentos auxiliares (como escadas rolantes, elevadores, telecomunicações, circuito interno de monitoramento e bloqueios) no novo trecho da Linha 2-Verde entre os dias 7 e 23 de junho. Com a inauguração da estação Alto do Ipiranga, a Linha 2 deverá receber 370 mil passageiros por dia – hoje são 340 mil.

A nova estação, em construção na esquina da avenida Dr. Gentil de Moura com a rua Visconde de Pirajá, no bairro do Ipiranga, terá uma cúpula de vidro com 18 metros de diâmetro e 9 metros de altura. A instalação dessa cobertura em vidro especial permitirá iluminação e ventilação naturais, possibilitando economia de 50% nos custos de implantação e manutenção do sistema de ventilação, além de constituir um expressivo elemento arquitetônico.

Mais trens

Os novos trens da Linha 2-Verde vão incorporar, pela primeira vez, ar-condicionado em todos os carros. Cada um deles terá painéis internos luminosos com os nomes das estações e mapa dinâmico da linha que destacará cada próxima estação. Os primeiros e os últimos carros de cada trem terão assentos para obesos, entrada apropriada para usuários de cadeira de rodas e fechamento de porta com sinal luminoso para os deficientes auditivos. Os 16 trens terão câmeras de vigilância, com gravação de vídeo no seu interior, rede de comunicação de dados, monitoramento e diagnóstico dos principais equipamentos para ação preventiva.

Manoel Schlindwein