Em Mairinque, projeto ‘Livro Vivo’ desperta interesse dos alunos pela leitura

Atividade foi desenvolvida em disciplina eletiva na Escola Estadual Professor José Pinto do Amaral, no interior do Estado

ter, 07/01/2020 - 20h24 | Do Portal do Governo

O projeto denominado “Livro Vivo”, desenvolvido na Escola Estadual Professor José Pinto do Amaral, em Mairinque, estimula os alunos ao interesse pela leitura, por meio da contação de histórias. A iniciativa surgiu a partir das ideias da professora Mariana Almeida, da unidade de ensino do interior do Estado.

A ação foi desenvolvida durante o ano de 2017, em uma disciplina eletiva, e vem sendo repetido para todas as turmas de lá para cá. Na escola, as eletivas são ofertadas no início de cada semestre, com escolha pelos próprios alunos, dentro do sistema integral de ensino. Os encontros eram semanais, com duração de uma hora e vinte minutos, e tinham sempre o mesmo roteiro.

“Em cada encontro, iniciávamos contando uma história, da mesma forma como fizemos na apresentação do projeto. Percebemos que essa estratégia aguçava ainda mais o interesse dos estudantes pela arte de contar histórias”, explica a docente.

Cada estudante tinha que continuar a história anterior, formando um grande livro e dando sequência na lógica narrativa de cada conto. “É como se fosse um livro de histórias sem fim, apenas com a imaginação de cada jovem”, acrescenta Mariana Almeida.

Etapas

A aplicação do projeto foi dividida em quatro etapas: autoconhecimento, interação, criação e apresentação. Durante o desenvolvimento das fases, as atividades propostas tinham níveis crescentes de dificuldade.

“Nas atividades individuais de escrita, identificamos os alunos que possuíam dificuldades em língua portuguesa, mas foram em frente, realizaram as atividades com suas limitações e aprenderam com o erro”, enfatiza a professora, que orientou todo o projeto na escola.

Além da originalidade da ideia, o projeto ganhou a unidade pelas surpresas e boas histórias que surgiam a cada aula. Uma aluna da 2ª série C contou a história “O corvo e a borboleta”, mas de uma forma diferente. “Ela usou a história para contar de forma sutil a triste realidade que vive em família. Na apresentação oral da sua história todos se emocionaram”, afirma a docente.

“O mais gratificante foi perceber que despertamos nessa aluna uma arte que estava escondida, que ela não imaginava ter”, relata. A estudante se apaixonou tanto por escrever histórias de vida que acabou fazendo duas, uma relatando sua família e outra uma amizade.

Habilidades

Outras histórias do projeto “Livro Vivo” vieram de um aluno da 3ª série B e uma aluna da 3ª série A, que apresentaram a história “Uma chapeuzinho vermelho”, de Marjolaine Leray. O aluno relatou que as atividades da disciplina eletiva fizeram com que ele perdesse um pouco a vergonha e aprendesse a falar em público.

“Estimular que estudantes se expressem da melhor maneira possível é uma habilidade socioemocional fundamental para a vida adulta. Boas práticas como essa são fundamentais para esse tipo de aprendizagem e serão destaques da Educação a partir de 2020, com o Inova Educação”, destaca o secretário-executivo da Educação, Haroldo Rocha.

Mesmo com o fim das aulas e da eletiva, a obra do projeto “Livro Vivo” não teve fim. Ele será continuado quando a escola ofertar a disciplina para as novas séries, que usarão a criatividade e a imaginação para provar que escrever um livro é muito mais acessível do que parece.