Em maio, mais de 20 atrações culturais nas estações do Metrô

Artes plásticas, design gráfico, gravuras, fotografia e literatura são destaques neste mês.

dom, 13/05/2007 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô promove 22 exposições, a partir do dia 10, em várias estações metroviárias. São mostras variadas, que incluem homenagem às mães, arte ecológica com materiais reciclados, exposição internacional com ilustrações de Portugal e também “Encontro com o Autor”, com a presença do repórter Maurício Kubrusly.

O público poderá ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô (bilhete unitário a R$ 2,30). Na vitrine de ikebana, na estação Liberdade, e na vitrine do Masp, na estação Trianon-Masp, não é necessário passar pelas catracas, já que elas estão localizadas em área não-paga.

Os destaques deste mês são: “Gestação”, exposição fotográfica de grávidas; “Ilustrações e Caricaturas de Henrique Monteiro”, mostra de ilustrações de Portugal; “Rua Augusta: sombras e luzes”, registros fotográficos; e “Da Terra Vem a Cor”, fotos de lugares e pessoas do Nordeste brasileiro.

Programação

“Gestação”, de 14 de maio até 31 de junho, na estação Clínicas. Para comemorar o dia das mães, a fotógrafa paulista Fernanda Sá traz uma série de 20 imagens, de diferentes mulheres, idades e histórias, mas todas com algo em comum, a maternidade.

“Ilustrações e Caricaturas de Henrique Monteiro”, de 10 de a 31 de maio, na estação Ana Rosa. A arte da ilustração portuguesa, suas técnicas e cores podem ser conferidas nesta exposição do artista lusitano Henrique Monteiro, natural de Cabreira-do Côa.

A estação Sé apresenta, de 10 a 31 de maio, “Rua Augusta: Sombras e Luzes”. Uma das mais famosas e badaladas ruas de São Paulo é tema da produção artística da fotógrafa Miriam Antônia Horácio. O ensaio revela imagens de tempos mais antigos e modernidades atuais.

“Da Terra Vem a Cor”, de 10 a 31 maio, na estação Vila Madalena. Desde 1995, o fotógrafo paulistano João Carlos da Silva realiza uma viagem no fim do ano com a sua família para Alagoas. A cada nova viagem, João Carlos aproveita para clicar paisagens, pessoas, fatos engraçados e contrastes culturais. Dessas experiências surgiu a mostra com mais de 40 imagens coloridas, que retratam o cotidiano do povo nordestino, as feiras livres, os centros urbanos, e até mesmo cemitérios.

“Grafiteria”, de 11 a 31 maio, na estação República. Mostra do trabalho realizado pelo artista plástico Flávio Ferraz, mais conhecido por Jey, que traz para suas composições e personagens a diversidade da cidade de São Paulo.

A estação Santa Cecília apresenta, de 10 a 31 de maio, “300 de Esparta”. Exposição lúdica baseada na HQ de Frank Miller, que narra a história do rei Leônidas e a batalha das Termópilas, em 480 a.C., quando sua tropa de trezentos espartanos desafiou os persas, que possuíam o maior exército já montado até então. Os espartanos conseguiram resistir por três dias a uma invasão de centenas de milhares de soldados persas, liderados pelo tirano rei Xerxes.

A estação Sé apresenta, de 3 a 31 de maio, “Rupestres – Siron Franco”.  Exposição de 10 serigrafias (processo de reprodução de imagens sobre superfícies através de moldes) produzidas pelo artista Siron Franco a partir de pinturas rupestres (imagens pré-históricas em rocha) da Serra da Capivara e outros sítios arqueológicos do Brasil.

A estação Brás apresenta, de 10 a 31 de maio, “In Perfeição”.Obras de arte do artista plástico Roberto Otaviano, com materiais recicláveis e objetos descartados, além de elementos da natureza, como folhas e galhos secos.

No dia 16, Roberto Otaviano estará na estação, das 11h às 20h, para realizar uma obra artística junto aos usuários.

A estação Chácara Klabin apresenta, de 10 a 31 de maio, “O comércio, do escambo ao chip”. Exposição sobre a história dos meios de pagamento, desde o escambo, economia de troca, até chegar no surgimento do dinheiro.

A estação Trianon-Masp apresenta, de 10 a 31 de maio, “O Compromisso da Psicologia com a Transformação da Sociedade Brasileira”. Mostra de cartazes e painéis das campanhas promovidas pelo Conselho Regional de Psicologia. Dentre os temas abordados, estão a saúde mental e os direitos humanos.

“Coletores de Lixo: Arriscando, Brincando e Limpando”, de 10 a 31 maio, na estação Largo Treze. Mostra fotográfica que revela a rotina diária dos coletores de lixo em São Paulo, a relação desses profissionais com os moradores, além de indicar a melhor forma de armazenar o lixo para evitar acidentes de trabalho.

A estação Paraíso apresenta, de 10 a 31 de maio, “Reinos Surdos”. Exposição de poemas do autor e ator amazônico Carlos Alberto da Conceição Teixeira. No dia 17, às 15h, o artista fará uma performance teatral e conversará com o  público, na estação Paraíso.

“O Combate ao Câncer Vai de Metrô”, de 10 a 31 de maio, na estação Corinthians-Itaquera. Painéis informam quais as formas de prevenção ao câncer. No Brasil, esta doença é a segunda maior causa de mortalidade.

A estação Imigrantes apresenta, de 10 a 31 de maio, “Bodas de Prata”. Mostra fotográfica sobre a trajetória de 25 anos da Escola de Ballet Coppélia, tradicional academia de dança da capital paulista. Nas imagens clicadas, momentos de números realizados pelos alunos da escola e por bailarinos de sua companhia de dança. As coreografias fotografadas são assinadas pelas fundadoras da escola, Andréa e Valeska Lucchi, e pela coreógrafa e bailarina Tânia Rubin. Já as fotos são de Reginaldo Azevedo e Emídio Luisi. Nas 45 fotos, é possível observar a dramaticidade e o desempenho dos bailarinos a cada cena.

A estação Tucuruvi apresenta, de 10 a 31 de maio, “Mergulho em Quatro Continentes”. Mostra fotográfica da excursão realizada por três franceses em quatro países durante um ano e meio. A bordo de uma casa sobre rodas, os aventureiros registraram como a água interfere na organização das populações.

A Vitrine do Masp na estação Trianon-Masp, em área não-paga, apresenta, de 10 a 31  de maio, “Renina Katz”. Exposição da série de gravuras realizadas pela artista e que foram doadas para a coleção do Masp em 1994.

A estação Jardim São Paulo apresenta, de 10 a 31 de maio, “CET 30 Anos”. Mostra fotográfica que narra a trajetória da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET durante seus 30 anos de ações na cidade de São Paulo. Criada em 28 de maio de 1976, a CET é pioneira no Brasil no uso de tecnologia na gestão do trânsito, além de implementar as políticas de trânsito e gerenciar o sistema viário em consonância com as necessidades dos cidadãos: segurança, educação e modernização.

A estação Trianon-Masp apresenta, de 10 a 31 de maio, “De médico e louco todo mundo têm um pouco! Qual é a sua loucura?”. Mostra de artes plásticas produzidas por pacientes do Centro de Atenção Psicosocial – CAPS/Itapeva, que tem um modelo de “clínica ampliada”, onde se acolhe a “loucura” de uma forma diferenciada, possibilitando aos pacientes uma vivência criativa. Dessa forma, a pintura surge como um estímulo ao tratamento.

A “Vitrine de Ikebana”, de 2 a 31 de maio, em área não-paga da estação Liberdade, apresenta exposição permanente de ikebana, com trabalhos renovados periodicamente, desta arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.

Embarque na Leitura

A estação Santo Amaro apresenta, de 10 a 31 de maio, “Escritores Brasileiros – Mário Quintana”. Segunda exposição da série “Escritores Brasileiros”, revela a biografia de Mário Quintana, trechos de suas principais obras e fotos.

“Escritores Brasileiros – Ignácio de Loyola Brandão”, de 10 a 31 de maio, na estação Luz. Terceira exposição da série “Escritores Brasileiros”, que apresenta os romances, contos, crônicas e viagens de Ignácio de Loyola Brandão, autor de 27 livros. Entre os principais temas retratados em suas obras estão a ditadura militar, o amor, a solidão e o exílio.

“Encontro Com o Autor” – O repórter Maurício Kubrusly estará no dia 28, às 16h30, na estação Paraíso, no espaço ocupado pela biblioteca “Embarque na Leitura” (próximo à plataforma da Linha 1-Azul, sentido Jabaquara-Tucuruvi), para um bate-papo com o público sobre sua experiência de viajar por 150 cidades, percorrer mais de 400 mil quilômetros,  para revelar personagens interessantes de todos os cantos do país.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos

(M.S.)