Em Limeira, Cine Vagalume completa dois anos de atividades na Unicamp

Programação do espaço da Universidade Estadual de Campinas inclui visitas de escolas e grupos, inclusive de 3ª idade

sex, 01/02/2019 - 11h43 | Do Portal do Governo

O Cine Vagalume, projeto de extensão da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Limeira, completou dois anos de existência. A ideia foi do professor Márcio Barreto, que, além de propor à direção da FCA a transformação de um dos auditórios em sala de exibição, montou uma comissão para analisar as programações do projeto.

Na sala com mais de 150 poltronas, localizada no próprio campus, são exibidos filmes para todas as idades. Além da procura espontânea por entretenimento, a programação do Vagalume inclui visitas de escolas e grupos sociais, inclusive de terceira idade.

Em outubro de 2018, o projeto recebeu cem alunos de escolas públicas na semana da criança e em setembro, um grupo de idosos, conduzidos pelo projeto Cinecâmara, promovido pela Câmara Municipal de Limeira.

Atividades

Aberta para atividades de ensino, pesquisa e extensão, a sala é utilizada para iniciativas didáticas, nas quais o filme é objeto de estudo. Algumas sessões viram aulas, seguidas de debate.

Geralmente, a sala é agendada por professores da FCA que precisam explorar o conteúdo de um filme em suas aulas. “Docentes de várias áreas nos procuram para agendar aula na qual precisam exibir algum filme”, explica o professor Márcio Barreto.

No ano passado, o Cine Vagalume exibiu clássicos como “Gritos e Sussurros”, de Ingmar Bergman, “A Estrada da Vida”, de Federico Fellini, e “Dias de Outono”, de Yasujiro Ozu.
A programação semanal de 2019, que começa em fevereiro, pode ser conferida pela página do Cine Vagalume no Facebook.