Em Jundiaí, Serra anuncia investimentos do Estado na região

Anúncio foi feito nesta quinta-feira, 25, durante lançamento da expansão do Poupatempo

qui, 25/10/2007 - 17h59 | Do Portal do Governo

Em Jundiaí, onde lançou a primeira fase de expansão do Poupatempo, o governador José Serra falou sobre uma série de investimentos que o Governo do Estado deve fazer na região.

Jundiaí vai ganhar uma unidade do AME (Atendimento Médico de Especialidades). O programa, lançado em junho, tem por objetivo agilizar o atendimento médico na rede estadual de saúde. Nos próximos quatro anos serão inaugurados 30 postos do AME. “A localização não é política, é técnica, de maneira que possa maximizar o atendimento por região. O que não quero é gente se deslocando muito de um lugar para outro e até para a Capital de São Paulo”, disse o governador.

O prefeito Ary Fossen deu mais detalhes sobre a localização do AME em Jundiaí. “Ele ficará na Rua Rangel Pestana, naquele prédio do INSS, totalmente deteriorado, que vamos reformar. Será uma parceria do município com o Governo do Estado que vamos entregar nos próximos meses”, garantiu.

A região de Jundiaí também vai ganhar uma Farmácia de Alto Custo, iniciativa voltada à distribuição de medicamentos de preço elevado à população. “Isso não significa aumentar a oferta de medicamentos de alto custo porque ela está boa em São Paulo, significa fazer chegar às pessoas”, lembrou o governador.

Durante discurso Serra aproveitou para fazer menção às obras do Centro de Detenção Provisória (CDP) do município. “Isso não tem nada a ver com o Governo do Estado e a prefeitura. Ambos têm dinheiro e vontade de tocar essa obra. O que houve foi representação na Justiça e estamos batalhando na Justiça. Isso não tem a ver com o governo. Tudo o que quero é poder tocar para adiante esse CDP”, esclareceu o governador.

O programa Pró-Vicinais, de recuperação de estradas vicinais do Estado, vai trazer melhorias a 30 municípios da região, num total de 231 quilômetros. “Estamos remodelando toda a rede de vicinais”, explicou o governador. “Depois, onde for possível, vamos incluir a manutenção das vicinais nas concessões que se faz ao setor privado. Não para cobrar pedágio: é para manter, ganhando do pedágio da estrada grande”, completou.

Por fim, Serra lembrou que o Estado liberou R$ 500 mil para a canalização do rio Japiguaçu.

Manoel Schlindwein

(I.P.)