Em Jacareí, professores e funcionários da rede contam com ginástica laboral

Programa ‘Meus 15 Minutos’ ocorre uma vez por semana, com o objetivo de mudar hábitos sedentários e promover saúde

sex, 21/02/2020 - 19h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

Uma vez por semana, cerca de 90 funcionários da Diretoria de Ensino de Jacareí, entre professores e servidores, dedicam 15 minutos para fazer exercícios físicos e alongamentos. A rotina faz parte de uma iniciativa da Diretoria de Ensino chamada de “Meus 15 Minutos”, programa de ginástica laboral implementado no ano passado.

“O programa foi criado depois de um questionário de atividades físicas apontar que os funcionários estavam se movimentando pouco ao longo do dia, por conta da rotina frente ao computador”, salienta o coordenador do Núcleo Pedagógico de Educação Física da Diretoria de Ensino da região, professor Marcius Henrique de Souza.

Expansão

No começo, a ginástica era realizada somente no núcleo pedagógico. Depois de uma boa aceitação, o programa foi expandido para toda a Diretoria de Ensino. Hoje, o “Meus 15 Minutos” acontece às sextas-feiras. A partir de 19 de fevereiro, em comemoração ao “Dia do Esportista”, as aulas passaram a ser às quartas-feiras, alternando os horários a cada semana: 1ª, 3ª e 5ª semana do mês, às 9h15; 2ª e 4ª semana do mês, às 16h15.

“A iniciativa proporcionou uma melhora na postura e menos incômodos físicos durante a rotina de trabalho”, aponta a dirigente Thaianne Margarida Santiago Bernardino, uma das responsáveis pela expansão do programa para a diretoria. Os horários alternados foram pensados para suprir eventuais compromissos dos funcionários, para que todos tenham oportunidade de participar ativamente.

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. Em Jacareí, são utilizados exercícios preparativos para a rotina, como alongamentos dinâmicos e mobilidade articular e exercícios corretivos posturais.