Em Guaratinguetá, Papa diz que jovens são os “embaixadores da esperança”

Serra afirmou que a visita do líder da Igreja Católica serve de estímulo a milhares de jovens em tratamento contra as drogas

sáb, 12/05/2007 - 16h55 | Do Portal do Governo

Na abertura da segunda e última etapa da sua visita ao Brasil, o Papa Bento XVI disse, na manhã deste sábado, 12, durante encontro com ex-dependentes químicos em Guaratinguetá, que os jovens serão os “embaixadores da esperança” na luta contra o tráfico de drogas. Presente ao evento, o governador José Serra afirmou que a visita do líder da Igreja Católica serve de estímulo a milhares de jovens em tratamento contra as drogas.

Bento XVI chegou à Fazenda da Esperança (centro de recuperação de jovens viciados em drogas) por volta das 10h30. Bem humorado, antes do encontro com o público, ele visitou a igreja do local, cumprimentou autoridades e líderes católicos da região.

Em seu pronunciamento, o sumo pontífice lembrou que o Brasil tem índices “alarmantes”  de dependentes químicos. Em outro trecho de sua fala, fez menção aos traficantes: “Digo aos que comercializam a droga que pensem no mal que estão provocando a uma multidão de jovens e de adultos de todos os segmentos da sociedade. Deus vai lhes exigir satisfações”.

Exemplo

Depois, o Papa frisou que a filosofia desenvolvida na Fazenda da Esperança com assistência médica, psicológica, espiritual e pedagógica é uma saída para enfrentar o problema das drogas. “A  reinserção na sociedade constitui, sem dúvida, a prova da eficácia do trabalho”, elogiou o Papa.

A mesma idéia foi compartilhada pelo governador paulista, José Serra. “Essa visita do Papa vem dar força para uma das melhores obras sociais que o Brasil tem”, frisou. Para Serra, o fato de Bento XVI ter visitado a Fazenda da Esperança reforçará a importância do trabalho de voluntários em todo Brasil.

“Esta obra é uma ação de solidariedade para ajudar os mais vulneráveis”, comentou. “O problema das droga tem que ser resolvido através do trabalho e da convivência. Tudo isso é feito neste espaço”, completou José Serra.

O Papa assistiu a apresentação de corais formados por jovens da Fazenda e ouviu relatos de outros que passaram por tratamento na instituição. Um dos depoimentos foi dado por Ricardo Castilho, 31. Ele entrou na Fazenda em outubro de 1991, depois de ter levado dois tiros em mais um assalto que cometera. Hoje ele é coordenador do Programa Anti-drogas do Estado do Tocantins  “Foi uma vitória particular minha na busca pela liberdade”, contou emocionado o rapaz que logo foi abraçado pelo Papa.

Atualmente a   Fazenda da Esperança conta com dez unidades em vários Estados a atende 1.300 internos. A décima primeira unidade será inaugurada ainda este ano no Rio Grande do Sul. “Vamos dar todo o nosso apoio para que isso aconteça o mais rápido possível”, observou a governadora daquele Estado, Yeda Crusius.

Além de José Serra e Yeda Crusius, participaram da cerimônia os governadores de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, e do Tocantins, Marcelo Miranda.

Cleber Mata