Em desfile, pacientes enfatizam a prevenção do câncer de mama

Pacientes e futuros estilistas se unem para fechar “Outubro Rosa” com desfile dentro do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)

qua, 24/10/2018 - 15h41 | Do Portal do Governo

A fim de chamar a atenção da população para a prevenção e conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) promove anualmente o desfile “Passarela em Tons de Rosa”.

O evento é uma parceria do hospital, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, com a Faculdade de Moda Santa Marcelina.

Para isso, os 100 alunos de moda envolvidos no projeto, assumiram a missão de confeccionar as roupas para o desfile. Ao longo dos últimos meses, estiveram dentro do hospital para conhecer bem de perto seus 44 “modelos”, seus gostos e estilo, além de pegar as medidas e detalhes necessários para a produção das peças personalizadas.

O grande diferencial da apresentação é a utilização de tecidos tingidos em tons de rosa e carmim. Os figurinos são inspirados no conceito upcycling, que remete ao uso de roupas prontas e modificadas. Já a cenografia do desfile fica por conta dos alunos do curso de Artes Visuais, que também foram convidados a participar da ação.

No dia da apresentação, os modelos homens e mulheres, terão uma manhã de preparações, com direito a camarim e produção de maquiagem feita por uma equipe de estilo da empresa Payot. Já o público será bem familiar, todos os pacientes, acompanhantes e médicos que estiverem no hospital e puderem apreciar.

“O câncer é uma doença que carrega muitos estigmas, principalmente no que diz respeito à aparência. Por isso, enquanto estão em tratamento, os pacientes precisam ser incentivados, motivados. A autoestima elevada tem sido associada a baixos níveis de depressão e tensão, favorecendo a recuperação social e física. Nosso principal objetivo é resgatar o ânimo dos pacientes, inspirá-los a se olharem além da doença”, explica a coordenadora de humanização do hospital, Maria Helena Sponton.

No Brasil, as estimativas para 2018-2019 apontam a ocorrência de aproximadamente 59.700 novos casos de câncer de mama em cada ano do biênio, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

De acordo com o mastologista Luiz Henrique Gebrim, o câncer de mama atinge todo e qualquer tipo de mulher. “É importante saber que quanto mais idade a mulher tem, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, pode ser um câncer silencioso. O que traz a mulher ao médico são dores ou pontadas na mama, mas isso não tem a ver com o câncer. O que mais preocupa é o aparecimento de nódulos”.

No Icesp, de 2009 a 2017, uma média de 13 mil pacientes passaram pelo tratamento de câncer de mama, sendo que menos de 1% deste total são homens, em sua grande maioria acima de 60 anos. Mulheres de até 29 anos representam apenas 0,29% do total, as de 30 a 59 anos são 41,5%. A maioria, com 58,1%, são mulheres acima de 60 anos.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo fica na avenida Dr. Arnaldo, 251, Cerqueira César (próximo à estação Clínicas, na linha verde do metrô).