Em Copenhague, Serra ressalta importância dos governos locais na questão do clima

Governador também destacou os avanços nos acordos bilaterais com o estado norte-americano

ter, 15/12/2009 - 15h38 | Do Portal do Governo

O governador José Serra se encontrou nesta terça, 15, com o governador do estado da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Ambos participaram da sessão de abertura do Climate Leaders Summit. O evento aconteceu paralelamente à Conferência do Clima (COP-15), em Copenhague, na Dinamarca.

Serra destacou importância e a responsabilidade dos governos estaduais e municipais na questão ambiental, apresentou as metas definidas na sua gestão para reduzir a emissão de poluentes gerados por São Paulo, apresentou a política estadual de preservação do meio ambiente e falou também dos avanços nos acordos bilaterais com o estado norte-americano.

De acordo com o governador, o estado norte-americano conta com 34 milhões de habitantes e 25 milhões de automóveis sem flexibilidade para usar álcool, gasolina ou diesel. “Temos pesquisas conjuntas de etanol envolvendo empresas de São Paulo e da Califórnia, inclusive no sentido de extrair diesel e querosene do etanol. Há um promissor mercado para o etanol brasileiro”, disse Serra. “Reiteramos o convite para que o Schwarzenegger venha a São Paulo para que a gente possa dar um passo adiante”, declarou o governador.

Além de definir o encontro como “produtivo”, em virtude do estreitamento de relações com a Califórnia, Serra destacou as medidas tomadas pelos governos locais em relação às políticas públicas voltadas ao meio ambiente. “Nesse aspecto”, o governador destacou, “há mais avanços promovidos pelos governos estaduais e locais do que pelos governos nacionais em geral. As possibilidades de ação [dos governos locais] são mais diretas”, disse.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo