Em Copenhague, governador defende políticas favoráveis à expansão do etanol

Serra destaca a necessidade de união política para fortalecer a produção em escala mundial

seg, 14/12/2009 - 19h30 | Do Portal do Governo

Atualizada às 20h

O governador José Serra participou do evento da Aliança Brasileira pelo Clima: Agricultura – Florestas Plantadas – Bioenergia, realizado nesta segunda-feira, 14 em Copenhague, na Dinamarca. Abordando razões que dificultam a expansão da produção mundial do etanol, o governador defendeu a valorização de políticas globais para o produto e criticou os subsídios exagerados oferecidos por países desenvolvidos aos seus produtores.

Em sua fala, o governador contestou alguns “mitos” sobre a produção de etanol. Criticou, por exemplo, aqueles que dizem que a expansão do cultivo da cana-de-açúcar afetaria a Amazônia. A região não tem clima adequado e fica distante dos centros consumidores, explicou Serra. Outro mito, segundo ele, é a ideia de que o etanol prejudicaria a produção de alimentos. “Em escala mundial, há um bilhão e meio de hectares de agricultura, e nem 0,5% disso é destinado ao etanol”, exemplificou.

Embora o avanço do Brasil na produção do etanol seja significativo, Serra observou que é preciso haver uma união política pelo fortalecimento do produto no mercado em escala mundial. “A nossa ideia é que o mundo adote a utilização de 10% de etanol no litro da gasolina, o que representaria um avanço enorme e factível num horizonte de 10 a 15 anos. Isto implica quadruplicar a produção. O Brasil estaria na liderança. Isto teria um desempenho importantíssimo no emprego e renda de países pobres”.

As ações ambientais promovidas no Estado de São Paulo, como a lei de mudanças climáticas, a criação de parques lineares – como o programa Várzeas do Tietê, além dos trabalhos realizados pelas instituições acadêmicas e de tecnologia aplicada também foram destacadas pelo governador. “Estou confiante que podemos crescer economicamente usando este modelo sustentável. Isto é possível, mas exige interação e esforço internacional, vontade política em cada nação e em cada região. O problema ambiental é global, mas as ações devem ser locais e regionais”, afirmou.

Saiba mais em José Serra apresenta ações ambientais de SP na COP-15.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo