Em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros, corporação recebe novas viaturas, embarcações e equipamentos

Governo do Estado investiu cerca de 60 milhões na aquisição dos que serão distribuídos a diversos grupamentos e unidades da corporação

dom, 28/06/2015 - 12h27 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta-feira, 2 de julho, comemora-se o Dia Nacional dos Bombeiros. E para homenagear antecipadamente a corporação, o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, entregaram neste domingo, 28, 138 novas viaturas, duas embarcações e 530 equipamentos para reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros.

“Estamos aqui para agradecer, reconhecer e retribuir uma das instituições de excelência do nosso Estado, que nasceu com apenas 20 bombeiros e equipamento puxado com animais, e hoje é uma das maiores e melhores instituições do país. No seu dia, o bombeiro comemora seu aniversário trabalhando e avançando”, disse o governador.

Entre os veículos estão 21 auto-bombas importadas e 20 nacionais, 40 auto-tanques, três carros Sedan, quatro Pickups e 50 motocicletas. Na lista dos equipamentos adquiridos estão balão de iluminação, desfibriladores, detector de gases, receptor GPS para busca em matas e motores. Foram investidos R$ 54,4 milhões na aquisição das novas viaturas e embarcações, e os 530 equipamentos foram comprados a um custo de R$ 5,3 milhões.

Os novos equipamentos serão enviados para os grupamentos e, também, para à Escola Superior de Bombeiros (ESB) e aos comandos do Corpo de Bombeiros (CCB) e Bombeiros Metropolitano (CBM). As duas embarcações serão enviadas ao Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

Medalha Centenário do Corpo de Bombeiros

Na ocasião, também foram entregues as medalhas “Centenário do Corpo de Bombeiros” a civis e militares que tenham contribuído com a corporação.

Entre os homenageados estão o secretário-adjunto da SSP, Mágino Alves, o delegado-geral da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Ivan Miziara, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ricardo Gambaroni e a primeira-dama do Estado, Lu Alckmin. 

Reforço de efetivo

Além da aquisição de viaturas e equipamentos, o Governo do Estado também tem investido no reforço do efetivo da Polícia Militar. Estão em andamento concursos para 4 mil vagas de soldados e 240 para alunos oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB).

O governador autorizou, ainda, mais 1.741 cargos para soldados, que serão abertos em breve. Além disso, 6.362 futuros PMs já estão em formação nas academias da Polícia Militar.

Do Portal do Governo do Estado