Em clima de Oscar, MIS tem sessão gratuita de cinema neste domingo

#CineCiência exibe o longa de 2015 "O Jogo da Imitação"; após exibição, o professor e coordenador do #RedeMIS fará debate com o público

sáb, 05/03/2016 - 10h58 | Do Portal do Governo

Em clima de Oscar, tem sessão de cinema gratuita, às 16h, neste domingo (6) no MIS (Museu de Imagem e Som), instituição da Secretaria de Estado da Cultura. O #CineCiência exibe o longa de 2015 “O Jogo da Imitação” que foi indicado a oito categorias do prêmio, incluindo melhor filme, e recebeu Oscar de melhor roteiro adaptado em 2015.

Após a exibição, o professor e coordenador do #RedeMIS José Luís Goldfarb fará debate com o público sobre as questões centrais apresentadas pelo longa.

Sobre o longa
O “Jogo da Imitação” (The Imitation game, 2014, EUA Dir: Morten Tyldum) se passa no ano de 1951, quando dois policiais investigam o matemático Alan Turing após o que aparenta ser uma invasão de sua casa. Suspeitando de seu comportamento e falta de registros de guerra, decidem interrogar Turing com medo que ele seja um espião. Turing então revela que na verdade foi parte de um projeto secreto da inteligência britânica em Bletchley Park. Além de mostrar Turing na infância em 1927, se apaixonando por um colega em um colégio interno antes deste morrer de pneumonia bovina, segue-se o matemático durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhando com um grupo de criptografia para decodificar a máquina Enigma, usada pela Alemanha Nazista para tornar suas mensagens incompreensíveis em caso de interceptação pelo inimigo. O longa foi indicado ao Oscar 2015 em oito categorias, incluindo Melhor filme, Melhor Diretor (Morten Tyldum), Melhor Ator (Benedict Cumberbatch), Melhor Atriz Coadjuvante (Keira Knightley) e Melhor roteiro adaptado.

Sobre o debatedor
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2015/2017 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É também Assessor Geral da Presidência da Associação Brasileira ‘A Hebraica’ de São Paulo. É membro do conselho consultivo da Casa das Rosas (Secretaria de Estado da Cultura), membro do conselho deliberativo da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo, coordenador do projeto #RedeMIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. É também Membro Honorário da Academia Paulista de Educação.

SERVIÇO
#CineCiência de março no MIS/ Filme “O Jogo da Imitação” 
Domingo (6), às 16h
Local: Auditório LABMIS (66 lugares)
Ingresso gratuito (retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS – sujeito à lotação da sala)

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777
Estacionamento conveniado: R$ 12; valet: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes
Ar condicionado
Acesse o site do MIS

Do Portal do Governo do Estado