Em cartaz no Cinusp, mostra reúne filmes com simultaneidade narrativa

Confira a programação e as sinopses dos filmes no site do Cinusp: http://www.usp.br/cinusp/

sáb, 12/05/2007 - 14h44 | Do Portal do Governo

Pois isto, meus bem-amados, é a verdadeira Cristina: corpo e alma e sangue e feridas. Música lenta, por favor. Fechem os olhos, senhores. Um momento. Um pequeno problema com esses corpúsculos brancos. Silêncio, todos”. Esse trecho é uma das falas de Buck Mulligan, um dos personagens do livro Ulisses, de James Joyce, clássico da literatura moderna. O livro tem como uma de suas características mais marcantes a falta de linearidade narrativa. Dessa estética deriva uma marcante forma cinematográfica: filmes multiplots, ou com simultaneidade narrativa. É isso que retrata a mostra que o Cinema da USP (Cinusp) exibe nesse mês.

“Enquanto Isso…” reúne filmes dessa técnica. As várias histórias simultâneas se interligam em algum trecho da obra, como no caso do filme Crash, em que, a partir de um acidente de carro, fato corriqueiro, nasce uma discussão sobre o racismo e as condições sociais nos EUA. Outro exemplo é o filme Dolls, que, ao invés de discutir questões políticas ou sociais, utiliza as múltiplas narrativas para abordar o insucesso sentimental ou conflitos familiares.

Segundo a organizadora da mostra, Ana Luíza Beco, “Enquanto Isso…” pode reunir filmes aparentemente distintos porque a proximidade entre eles está no recurso estético. “Exatamente pela escolha destes filmes ser baseada em uma estrutura de roteiro e não numa temática pré-definida, o universo de filmes escolhidos é amplo, reunindo numa mesma mostra filmes com estéticas e propostas muito distintas entre si”, esclarece.

É isso também que permite que um filme que se passa em um condomínio em Tel Aviv, como Alila, seja exibido na mesma mostra que Agora ou Nunca, sobre personagens que vivem em um conjunto residencial de periferia na Inglaterra. “Uma das razões que me deixaram satisfeita com a mostra foi que, com o recurso multiplot, você pode ter vários enredos diferentes, vários universos que, muitas vezes, se contrapõem”, assegura Ana Luíza.

Leia mais:

Técnica relativiza papel dos personagens

Narrativas não-lineares surgem em consonância ao século XX, afirma pesquisador

Para professor, indústria de Hollywood incorporou tendências de vanguarda

Serviço

As sessões são gratuitas. O Cinusp fica na Colméia, favo 4, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3091-3540.

Confira a programação e as sinopses dos filmes no site do Cinusp: http://www.usp.br/cinusp/

Da USP Online