Em Caieiras, novo viaduto melhora fluxo e beneficia motoristas

Obra construída pela CPTM permite travessia da Tancredo Neves sobre o trilho do trem

dom, 21/07/2013 - 15h22 | Do Portal do Governo

Inaugurado segunda-feira, 15, o Viaduto Caieiras já possibilita o trânsito dos veículos sobre a linha férrea da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Desta maneira, o tráfego fica liberado independente da circulação dos trens. O viaduto faz o cruzamento em desnível da Rodovia Tancredo Neves (SP-332) com a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) da CPTM.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

A obra permite a transposição da rodovia Tancredo Neves sobre a via férrea, evitando a utilização de uma passagem em nível que, futuramente, com a conclusão total da obra, será eliminada. A expectativa é que até novembro, as alças de acesso também estejam prontas.

A obra terá continuidade com a construção das duas alças do acesso sul: uma em direção à cidade de Caieiras, vindo de Franco da Rocha, e outra para acessar o viaduto sentido Franco da Rocha, vindo de Caieiras. Será também entregue uma via para pedestres, com rota podotátil (piso tátil) até a estação Caieiras.

A obra foi realizada pela CPTM e foi entregue ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens). Inicialmente, estima-se que cerca de 20 mil veículos venham a utilizar o viaduto diariamente.

Viaduto Caieiras deve ter movimento de cerca de 20 mil veículos/dia (foto: Edson Lopes Jr.)

Investimento

A construção do sistema viário de Caieiras, no qual está incluso o viaduto, é uma obra que está sendo realizada em duas etapas. A primeira fase priorizou a implantação da estrutura do viaduto, com investimentos de R$ 24,8 milhões.

Nesta segunda etapa, com investimentos de R$ 27,9 milhões, estão a transposição da faixa ferroviária e a implantação das alças de acesso do viaduto lado norte e sul, galerias de águas pluviais e passeio para pedestres ao longo do viaduto, com acessibilidade.

Durante o evento, Alckmin anunciou ainda que novos trens permitirão a redução no intervalo da Linha 7-Rubi da CPTM nos horários de pico.

Do Portal do Governo do Estado