Em blitz da polícia ambiental, Serra anuncia medidas para proteger a fauna silvestre paulista

Ação aconteceu nesta terça-feira, 5, em São Paulo

ter, 05/06/2007 - 16h53 | Do Portal do Governo

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira, 5, o governador José Serra acompanhou uma blitz para localizar animais silvestres presos sem o devido licenciamento, na Capital. Na ocasião, Serra aproveitou para anunciar quatro grandes ações que o Governo deve tomar em defesa da fauna do Estado.

Do pacote fazem parte a intensificação do combate ao comércio ilegal de animais silvestres, o projeto de Lei da Fauna Silvestre que será encaminhado à Assembléia Legislativa, o credenciamento de mais centros de referência para acolhimento de animais e a ampliação do efetivo da polícia ambiental em mais 240 homens até o final deste ano.

 “Esta é uma ação para defender a natureza, que é um dos principais patrimônios que o Brasil tem. Defender a natureza não é apenas defender o verde, é também defender a nossa fauna e impedir que animais sejam extintos ou tratados com crueldade”, disse o governador ao final da operação em que a polícia ambiental apreendeu 30 animais silvestres em um imóvel na Vila Caraguatá, zona Sul da Capital.

Serra frisou que a apreensão de hoje não é uma ação pontual do governo “Esta é uma ação permanente. Estamos trabalhando com seriedade na questão ambiental”, disse o governador ao lembrar que os resultados na área são graduais. O chefe do executivo paulista também ressaltou o fato de que a educação ambiental é peça-chave na solução de problemas na área.

“O que mais me preocupa é a falta de consciência das pessoas a respeito da defesa do meio ambiente. Além disso, me preocupa não ter os instrumentos legais para combater aqueles que transgridem, daí a importância da educação, de que a população tome consciência. Afinal, a melhor defesa do meio ambiente é feita pela população”, explicou o governador.

Ibama

José Serra acredita que um dos nós a serem desatados na questão ambiental é o destino dos animais apreendidos em operações da polícia. “A gente fica dependendo de coisas do Ibama, que está em Brasília, enquanto o Ibama local, aqui em São Paulo, não funciona direito”.

Se o Ibama funcionasse direito, seria tudo muito fácil, entende Serra.  “Ele não só não funciona direito como ainda está em greve. Enquanto a gente luta pelo meio ambiente, ele está parado”, observou o governador. “Mesmo quando está andando, anda muito devagar”, completou José Serra, que ainda ressaltou: “é uma ironia amarga que no Dia do Meio Abiente o Ibama esteja fechado”.

Operação

Nesta terça-feira uma operação para localizar animais silvestres presos sem o devido licenciamento foi realizada na Vila Caraguatá. Na ocasião, foram aprendidos diversos pássaros, como azulões, pintassilgos, sabiás e curiós. O infrator tinha como propósito lucrar com o comércio ilegal das aves, feito em feiras clandestinas. Uma ave com bom canto pode chegar a valer até cinco mil reais.

“É uma crueldade que se faz e é um crime contra a natureza”, disse o governador após conferir o que foi apreendido. “A denúncia é fundamental”, lembrou o governador. A população poderá fazer isso pelo telefone 0800-113560, um serviço de Disk Denúncia que está sendo criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Os proprietários dos animais flagrados sem a licença pagarão multa (entre 500 e 5 mil reais) e terão de responder à justiça – eles podem pegar até um ano de detenção.

Manoel Schlindwein