Em Araçatuba, Danilo Caymmi e Heartbreakers são atração da Virada Cultural

Evento acontece sábado (19) e domingo (20)

seg, 14/05/2007 - 18h29 | Do Portal do Governo

Leci Brandão, Danilo Caymmi, Maria Alcina, Ultraje a Rigor, Heartbreakers e a banda Raimundos estão entre as principais atrações programadas para agitar Araçatuba sábado (19) e domingo (20), na primeira edição da Virada Cultural Paulista.

A exemplo do que aconteceu na Capital, a maratona cultural terá 24 horas de shows e expressões artísticas em 10 das maiores cidades do Estado de São Paulo. Em Araçatuba, as atrações incluem apresentações teatrais, dança, artes circenses e performáticas, concertos, filmes e mostras de artes.

O painel artístico do evento apresenta também um espetáculo do Projeto Guri. O grupo nasceu em 1995 na Secretaria de Estado da Cultura e  hoje consolida-se como um dos projetos mais bem-sucedidos na área sócio-cultural, promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo da música.

Outra atração muito aguardada será a banda araçatubense Fábrica da Arte, com dez anos de estrada e dois CDs gravados. No show, além de trabalhos autorais, apresentam músicas de consagrados artistas do pop/rock nacional e internacional.

A Virada Cultural em Araçatuba acontecerá em vários locais como Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, Teatro UNIP, Teatro Aberto Tom Jobim e Secretaria da Cultura.  

Confira a programação completa:

Dia 19

18h

Abertura Oficial

Local: palco principal (18h)

Mergulho

Túlio Tavares e Nova Pasta

Projeto de impacto visual do artista Túlio Tavares e do Coletivo Nova Pasta, que acontece durante toda a noite. O público assiste a trabalhos de vídeo-arte e literalmente mergulha (passa de um lado para o outro) na tela de projeção. Artistas convidados: Marcos Vilas Boas, Antonio Brasiliano, Flavia Sammarone, Coletivo Bijari e Esqueleto.

Local: Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado (18h30)

Heartbreakers

Orquestra liderada por Guga Stroeter, há muitos anos vêm desenvolvendo pesquisa sistemática tanto na história da MPB, quanto na tradição dos ritmos afro-caribenhos. No show, uma seleção de salsas e clássicos do samba. Para ouvir e dançar!

Local: palco principal (19h)

Cenas Expostas para Doer

Com: Distrito Cia. de Dança/ Direção: Dino Bernardi

Após seis anos trabalhando com renomados coreógrafos brasileiros, o grupo de Ribeirão Preto começa a criar sua própria linguagem. Com música especialmente composta por Fio Machado, o espetáculo parte da busca do inusitado e da estranheza do comum para compor um universo de expressões corporais.

Local: Teatro UNIP (19h)

ASAS – Performance de dança suspensa

Altitude Escalada Indoor

Espetáculo de intervenção urbana da companhia de São José do Rio Preto que utiliza a verticalidade para explorar a dança no ar e criar “vôos” de homens sem asas. A coreografia usa técnicas contemporâneas de solo aplicadas em altura com um alto grau de exigência técnica.20h30

Fábrica da Arte

A banda araçatubense, que tem 10 anos de estrada e dois CDs gravados, está em fase de gravação do terceiro CD. No show, além de trabalhos autorais, apresentam músicas de consagrados artistas do pop/rock nacional e internacional.

Local: palco principal (20h30) – Programação SESC

Maria Alcina

Comparada a Carmem Miranda desde o início da carreira, Maria Alcina começou a fazer sucesso em 1973 interpretando Alô, Alô, samba de André Filho, consagrado por Carmem. Nos anos 80 voltou-se para o folclore musical nordestino, principalmente aquele com letras bem humoradas e satíricas. Em 2003 surpreende gravando um CD com o grupo de música eletrônica Bojo. Atualmente viaja o Brasil com seu consagrado show em homenagem a Carmem Miranda.

Local: teatro aberto Tom Jobim (21h)

Danilo Caymmi

Cantor e compositor, filho de Dorival Caymmi, Danilo começou sua carreira tocando flauta e violão ainda na adolescência e viajou o mundo como músico, arranjador e diretor artístico de Tom Jobim. Seu show reúne o lado brejeiro do pai com samba, ‘cabrochas’ e muita sensualidade.

Local: Teatro UNIP (21h30)

Balaio de Graça

Com: Cia. Monocirco

O espetáculo circense apresenta Juca – um boneco “vivo” – e seu inseparável amigo gelatina. Ambos fazem um número de ventriloquia que conduz o espetáculo, juntamente com mágicas, brincadeiras e participação da platéia.

Local: Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado22h

Samba de Lenço

O grupo de Mauá apresenta duas variantes do samba tradicional em São Paulo. Guardam traços que os aproximam do jongo e do batuque, seus parentes próximos e por muitos considerados como seus antecessores. Têm como foco a devoção familiar do grupo a São Benedito. Apresentam letras e melodias singelas e funcionais, além de algumas tradicionais.

Local: Praça João Pessoa22h30

Raimundos

A banda surgiu na década de 90 trazendo uma mistura de hardcore com ritmos nordestinos. Denominada pela crítica como uma banda de “forró-core”, os integrantes passaram a tocar juntos porque gostavam da banda Ramones, de quem faziam covers.

Local: palco principal (23h)

J.J. Jackson

O cantor norte-americano, radicado no Brasil, é um dos maiores intérpretes da música americana. Autêntico representante do blues, impressiona pela versatilidade vocal, provocando o público com sua elegância e carisma.

Local: Teatro UNIP

Dia 20

0h15

Ultraje a Rigor

A banda que foi um dos maiores expoentes do rock pop nos anos 1980 voltou recentemente aos palcos, interpretando sucessos como “Inútil”, “Eu me Amo/Rebelde sem Causa”, “Nós Vamos Invadir sua Praia” e “Ciúme”, entre outras.

Local: palco principa (l1h)

Cinema

Local: Teatro UNIP (2h)

DJ Renato Lopes

Desde o começo de sua carreira em 1986, na lendária casa paulistana Madame Satã, Renato Lopes é conhecido como um dos principais nomes da House Music do país. O set deste artista que é referência da cena de música eletrônica promete ser um dos mais aguardados da noite.

Local: palco principal (3h)

Cinema

Local: Teatro UNIP (8h)

Rabo Preso

Há dez anos, os músicos Marcelo Amorim, Milton Faria, Osvaldo Martins e Fabiano das Neves (Biba), se uniram com a proposta de desenvolver um trabalho de música instrumental. O grupo toca jazz, blues, fusion e músicas brasileiras. Executam músicas de sua própria composição e de outros compositores, como Léo Gandelman, Zimbo Trio, Tom Jobim, Earl Klug, George Benson e outros.

Local: palco principal (10h)

Shakespereando

Com: Cia de Circo/Teatro Carapulsa/Direção: Cida Almeida

Os palhaços Jacinto e Frustreka contam histórias do universo de Shakespeare – Hamlet, Macbeth, Otelo, Romeu e Julieta – em um espetáculo cujo texto é costurado por uma história de príncipes e bruxas.

Local: Teatro UNIP (10h)

Oficina de Fotografia Contemporânea

Com: Fernando Pião

Oficina e leitura de portifólios com o fotógrafo baiano, radicado em São Paulo. Serão apresentados slides de trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros que têm a fotografia como suporte, além da leitura de portifólios dos participantes.

Local: Secretaria de Cultura (espaço para oficinas) 10h – Programação SESC

História Molhada

Com: Cia. Oficina Espaço de Teatro/ Direção: Camilo Tostes

O espetáculo infantil mostra de maneira divertida o trajeto da água desde a nascente até sua chegada nas casas. Neste trajeto, nossa personagem principal irá encontrar o Peixe; um sábio que a previne sobre os problemas ambientais que irá enfrentar. Livre.

Local: Teatro aberto Tom Jobim (11h)

O maior “Inspetáculo” da Terra

Com: Banda Palhaçal/ Direção: noono

Este espetáculo infantil para todas as idades foi inspirado nas esquetes musicais dos circos antigos, com a tradicional combinação de instrumentos de sopro, percussão e os efeitos sonoros de buzinas, apitos, latas e chocalhos.

Local: Praça João Pessoa (12h)

Projeto Guri

O Projeto Guri nasceu em 1995 na Secretaria de Estado da Cultura e desde 1997 é administrado pela Associação Amigos do Projeto Guri, que em 2004 foi qualificada como Organização Social de Cultura. Após 12 anos, consolida-se como um dos projetos mais bem sucedidos na área sócio-cultural, promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo da música.

Local: Teatro UNIP (13h)

Adriano Amorim e seu Regional

O grupo de choro tem como referência inúmeros mestres desse gênero de música autenticamente brasileira. Realiza apresentações instrumentais, interpretando releituras de obras consagradas pelos grandes mestres, além de mostrar ao público composições próprias.

Local: palco principal (13h)

A Voz da Praça

Com: Cia. Monocirco

O espetáculo reúne humor fácil, malabarismo, mágica e ventriloquia, que se integram ao texto da estória apresentada cuja interação personagem-platéia é constante. O objetivo principal é entreter o público por meio de uma leitura simples e direta, realizada pelo palhaço, um ícone da linguagem popular.

Local: Praça João Pessoa (14h)

Flávia Bittencourt

Natural de São Luís, Maranhão, a cantora teve seu primeiro CD pré-selecionado para o prêmio Grammy na categoria Música Latina. Seu repertório traz composições de autores maranhenses e composições próprias, além de releituras de sambas e choros.

Local: Teatro UNIP (14h)

Boi Gordo

Com: Os Pregadores do Riso/ Direção: Flávio Estevão

O grupo teatral araçatubense recria a lenda folclórica do Boi-Bumbá de maneira inusitada e humorada. Além disso, conta com a participação de dois clowns, Marcelo Messias e Fábio Reichemback, que fazem intervenções cênicas e brincadeiras com sombras e gags circenses.

Local: Praça João Pessoa (15h)

Juliana Amaral

Com voz suave, a cantora e compositora mostra sua sonoridade moderna e lírica, numa sofisticada mistura de poesia, samba, ‘baianidade’ e ‘mineirice’. No repertório, composições de Milton Nascimento, João Bosco, Nelson Cavaquinho e Dorival Caymmi, além de composições próprias.

Local: palco principal (16h)

Balaio de Graça

Com: Cia. Monocirco

Espetáculo circense que apresenta Juca – um boneco “vivo” – e seu inseparável amigo gelatina. Ambos fazem um número de ventriloquia que conduz o espetáculo, juntamente com mágicas, brincadeiras e participação da platéia.

Local: palco principal (16h)

Ritmos da Vida

Com: Cia. Shuffle Trips/ Direção: Gilsamara Moura

No espetáculo, a companhia apresenta o primeiro resultado de um trabalho de quatro anos de pesquisa em sapateado e percussão com os jovens moradores de bairros periféricos da cidade de Araraquara.

Local: Teatro UNIP (17h)

Leci Brandão

Criada entre os berços dos grandes sambistas cariocas – Mangueira, Portela e Vila Isabel – foi a primeira mulher a integrar a ala dos compositores da verde-rosa, em 1972. Compositora e cantora, é um dos principais nomes do samba no País. Com seu timbre de voz incomum, promete uma viagem musical que une o samba e o pagode.

Local: palco principal (17h)

Spectro – Show de Mágicas Visuais

Alexandre Chareta de Souza, conhecido como Spectro, iniciou-se na arte da mágica aos 12 anos e com 18 tornou-se profissional. No show, mágicas e humor interativos são sincronizados com hits dos anos 70.

Local: Praça João Pessoa

ENDEREÇOS

Palco Principal

Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado – Aviação

Tel: 3623.7826

Teatro UNIP

Avenida Baguaçu, 1939 – Jardim Alvorada

Tel: 3624.6767

Teatro aberto Tom Jobim

Praça João Pessoa – Centro

Programação SESC – Teatro aberto Tom Jobim

Rua Duque de Caxias, s/n° – Praça João Pessoa – Centro

Tel: 3608.5400Secretaria da Cultura

Pça. Anita Garibaldi, 75

Tel: 3636. 1270