Em 7 meses, Programa SP + Bonito revitaliza 695 áreas verdes na capital

Ação de preservação dos espaços públicos, com o apoio da iniciativa privada, superou em mais de 200% a meta inicial

ter, 18/02/2020 - 12h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

Criado em junho de 2019 pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura do município de São Paulo, o Programa SP + Bonito tinha como meta inicial alcançar a marca de 200 áreas verdes revitalizadas. A adoção de 695 espaços em um período de sete meses superou as expectativas em 249% até 12 de fevereiro.

O projeto começou na capital e será expandido para o interior. O objetivo é contribuir com a revitalização urbana, sobretudo de parques, jardins e canteiros.  Além disso, a ação busca estimular a cultura da manutenção e preservação dos espaços públicos.

O investimento é privado tanto na recuperação inicial quanto na manutenção, por um período de dois anos. As empresas que participam da iniciativa fazem serviços de zeladoria urbana, como poda, limpeza, manutenção e adubação em canteiros, rotatórias jardins e praças. Desde o início, mais de 12 mil mudas foram plantadas.

Entre as áreas contempladas estão os canteiros centrais das avenidas Eliseu de Almeida, na Zona Oeste, e Pacaembu, no Centro Expandindo, além das praças Adolfo Bloch, nos Jardins, Santos Coimbra, no Morumbi, e a Praça Dr. Sylvio Jorge Martins, com a Avenida Campanella, 1.900, em Itaquera.

Exposição

Exemplo de sucesso no âmbito do programa, a praça Adolpho Bloch, localizada no cruzamento das avenidas Brasil e Europa, Jardim América, recebe desde 8 de fevereiro a mostra “Artistas se Divertem”, organizada pelo curador francês Marc Pottier. A iniciativa coletiva vai até 31 de maio.

O espaço, que recebeu melhorias, está tomado por obras de artistas que introduziram elementos lúdicos no ambiente, incorporando esculturas à paisagem urbana. A intenção da exposição coletiva é explorar a relação entre arte e infância, além de consolidar a apropriação da população ao espaço público, um dos objetivos do SP + Bonito.

“É a segunda exposição do projeto Circular – Arte na Praça Adolpho Bloch. Desta vez, a ideia foi fazer algo para os pais e para as crianças. Os artistas usaram toda a sua criatividade para desenvolver as esculturas na paisagem”, explica Marc Pottier.

Uma das artistas presentes na abertura da mostra, Laura Belém levou para a praça a obra inédita “Estudo para Planta”. Utilizando peças de ferro e mangueiras coloridas, os elementos se assemelham a suporte de plantas. O ambiente foi tomado por formas bidimensionais que aparecem na paisagem como trepadeiras. “A obra trabalha o desenho, o espaço e a escultura, agregando materiais e dar outro significado ao ambiente”, salienta.

Outra obra que chama a atenção dos visitantes da Adolpho Bloch, “A Criação” é composta por um grande cubo espelhado. “Ao se aproximar do objeto, o entorno se torna a obra, e a obra se torna o entorno”, pontua a artista Rizza, observando a fila de frequentadores para tirar fotos com a sua criação. “Trazer a arte para o espaço público é espetacular”, completa.

DownloadDivulgação/SIMA

Apoio

De 695 espaços públicos, 343 já foram revitalizados. Somente a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) assumiu 70 áreas verdes da capital.

As empresas e organizações interessadas em aderir ao SP + Bonito podem saber com as prefeituras como fazer o cadastramento.