Em 48 horas, papa atravessará Aparecida dez vezes

Nas 48 horas em que ficará em Aparecida, o papa irá cruzar a cidade dez vezes - oito delas no percurso entre o Seminário Bom Jesus, onde estará hosped

dom, 29/04/2007 - 17h54 | Do Portal do Governo

Do Agora

Nas 48 horas em que ficará em Aparecida (167 km a nordeste de São Paulo), o papa Bento 16 irá cruzar a cidade dez vezes –oito delas no percurso entre o Seminário Bom Jesus, onde estará hospedado, e o santuário da cidade. O trecho, de apenas 800 metros, passa por algumas das principais vias do município e deve levar 15 minutos de ponta a ponta.

Aparecida tem 36 mil habitantes e espera cerca de 500 mil pessoas para a visita do Sumo Pontífice, que chegará no dia 11 de maio.

Apesar do grande número de deslocamentos, Bento 16 só utilizará o papamóvel –carro panorâmico blindado– três vezes. O público poderá acompanhar o traslado das calçadas. Os trechos serão isolados com cavaletes enquanto Bento 16 estiver passando. A área, porém, só será bloqueada durante as travessias. E todas as calçadas por onde ele passará estão sendo reformadas, e as ruas, recapeadas. A iluminação de toda a cidade (421 vias) também será substituída.

Papamóvel

O papamóvel que Bento 16 utilizará em Aparecida não será o mesmo de São Paulo, primeira cidade a ser visitada. Os dois veículos vêm do Vaticano e devem chegar hoje à capital. Antes da entrada do papa, pilotos da Polícia Federal farão um test-drive nos veículos, resistentes a granadas e metralhadoras. Nos outros deslocamentos, ele utilizará um Mercedes blindado.

A única exceção ao trajeto basílica-seminário será a saída para a Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (176 km a nordeste de São Paulo), cidade vizinha. O pontífice irá visitar a igreja do local e conhecer o trabalho realizado com dependentes químicos em recuperação.

O principal momento do papa com os fiéis em Aparecida será a missa celebrada na parte externa do Santuário Nacional, na manhã de domingo, 13 de maio. Ele atravessará a multidão de papamóvel, isolado por um corredor, e entrará na basílica ainda dentro do veículo. Depois, entra a pé em um túnel que dá acesso ao palco de 800 metros quadrados que está sendo construído no pátio do santuário. Todos poderão receber hóstias.

Segurança

O papa estará sempre cercado por oito agentes, quatro policiais federais e quatro guardas do Vaticano. Em um raio maior, 26 policiais federais acompanharão o pontífice. Dependendo do evento, de 20 a 70 agentes ficarão misturados ao povo ou assumirão pontos estratégicos.

Também há cerca de 1.600 soldados do Exército compondo o grupo formado para fazer a segurança de Bento 16. A operação contará com armamentos como fuzis e revólveres, além de armas não letais bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

(M.S.)