Em 13 anos, Programa Jovem Cidadão dá emprego a mais de 163 mil jovens em SP

O programa tem como objetivos oferecer oportunidades de ingressar no mundo do trabalho e atender famílias em situação de vulnerabilidade social

seg, 29/04/2013 - 9h41 | Do Portal do Governo

Em 13 anos, mais de 163,6 mil jovens de todo o Estado de São Paulo foram beneficiados pelo programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho. Desenvolvido junto a empresas públicas, privadas e entidades sem fins lucrativos, o programa tem como objetivo oferecer a primeira oportunidade de trabalho para jovens, estudantes do ensino médio das escolas do sistema público estadual, com idade entre 16 e 21 anos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Além de oferecer oportunidades de ingressar no mundo do trabalho e atender famílias em situação de vulnerabilidade social, o programa possibilita ao participante vivência nas relações que envolvem o mundo do trabalho, como geração de renda, formação profissional, agregar novos valores à sua formação, adquirir e aprimorar conhecimentos e ter responsabilidade em suas ações.

Processo

O jovem é contratado por seis meses, e o prazo pode ser prorrogado por mais seis meses, de acordo com a Lei de Estágio. Não existe vínculo empregatício. Assinam o termo de compromisso o jovem (ou o responsável quando ele for menor), a empresa concedente do estágio, o diretor da escola e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

A empresa fica responsável pelo pagamento mínimo de R$ 3,13/hora mais o vale-transporte. Em alguns casos, o empregador oferece outros benefícios. Atualmente, o programa tem em seu banco de dados 11.977 empresas ativas. O governo estadual, por sua vez, oferece bolsa-auxílio de R$ 65/mês e seguro de vida e acidentes.

Do Portal do Governo do Estado