Eletrocardiograma por telefone acelera resultado de exames

Dez unidades da Secretaria da Saúde já contam com sistema que emite laudos em até uma hora

ter, 16/09/2008 - 13h58 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu implantar um sistema inédito de tele-eletrocardiograma que irá agilizar o resultado de exames cardiológicos em hospitais da rede estadual. Dez unidades na capital e Grande São Paulo já contam com o novo equipamento, e até novembro a tecnologia estará disponível em mais 30 hospitais em todo o Estado.

Com o novo sistema o laudo dos exames de eletrocardiografia realizados em ambulatório e nas avaliações pré-cirúrgicas, que antes levava até duas semanas para ficar pronto nesses hospitais, hoje sai em aproximadamente uma hora, agilizando o diagnóstico e o encaminhamento desses pacientes para tratamento.

Antes, os hospitais faziam o exame e encaminhavam o resultado em papel para um cardiologista avaliar e emitir o laudo. Agora, por meio de um equipamento que utiliza sinal de telefone celular, o exame é encaminhado imediatamente a um especialista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que avalia e devolve o laudo para o próprio aparelho.

A nova tecnologia foi desenvolvida pelo setor de Bioengenharia do próprio Dante. Cerca de 100 exames são enviados diariamente pelo sistema para avaliação dos especialistas e emissão de laudos.“É uma ferramenta muito importante para agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes. Além do equipamento, os médicos desses hospitais passam a contar com a avaliação de profissionais com grande experiência na cardiologia”, afirma o engenheiro biomédico Cantídio Moura Campos Neto, do Dante Pazzanese.

O novo sistema já está implantado nos hospitais estaduais Emílio Ribas, Regional de Osasco, Regional Sul, Taipas, Ferraz de Vasconcelos, Vila Penteado e Mandaqui, além dos ambulatórios de especialidades do Belém e de Pinheiros.

Da Secretaria da Saúde